Como criar um canal no YouTube?

Por William Nascimento

O YouTube é o maior site de streaming de vídeos do mundo, com mais de 800 milhões de visitantes por mês. No site é possível encontrar vídeos sobre diferentes assuntos e categorias como entretenimento, notícias, documentários, entre outros. Mas, como criar um canal no YouTube e disponibilizar o seu conteúdo online?

Se você está interessado em produzir conteúdo em vídeo para a internet, o YouTube pode ser uma excelente alternativa para hospedar seus conteúdos. Para isso você precisará criar um canal, onde os visitantes poderão localizar seus vídeos e interagir com eles. Caso você não saiba criar um canal, fique atento ao tutorial que preparamos pra você.

1. Tenha uma conta Google e faça o login no YouTube

Acesse o site www.youtube.com e faça o login com sua conta do Google, clicando no canto superior direito no botão "Fazer Login".

YouTube

Se você ainda não possui uma conta é necessário criá-la. Siga o mesmo procedimento descrito acima e clique em "Criar uma conta", conforme a imagem abaixo.

Email no Gmail

2. "Carregar"

Após concluir a etapa anterior, você será redirecionado a uma página onde vários vídeos serão sugeridos para que você assista. Visto que seu objetivo é criar um canal próprio, prossigamos.

Agora vamos iniciar o processo de criação de seu canal. Clique em "Carregar", no canto superior direito de sua tela. Feito isso, uma janela irá se abrir no centro para que você comece o processo de configuração de seu canal.

YouTube

3. Configure seu canal

Forneça as primeiras informações como sexo, aniversário e uma imagem para o seu canal. Em seguida, clique em "Continuar".

4. Seu canal foi criado com sucesso

Ao concluir o passo 3 você será direcionado a uma página onde poderá enviar seu primeiro vídeo. Nela você encontrará pequenas ferramentas online para utilizar em seu vídeo como "Captura de webcam", "Apresentação de slides de fotos", entre outras. No rodapé da página você encontrará algumas dicas da equipe do YouTube para você utilizar o site da melhor maneira.

YouTube

5. "Estúdio de criação"

Você também poderá personalizar seu canal e ter acesso a todas as suas configurações no menu "Estúdio de criação". Para acessá-lo, clique no ícone de seu perfil no canto superior direito da tela. Acesse o botão "Estúdio de criação".

YouTube

A partir daí você poderá verificar as estatísticas de seu canal, bem como todos os vídeos enviados. Além disso, é possível personalizar seu canal e interagir com os usuários que comentaram em seus vídeos.

YouTube

Agora você está pronto para produzir conteúdos em vídeo e disponibilizá-los no site mais popular do gênero. O YouTube é uma ótima ferramenta para compartilhar conteúdos relevantes da internet.