Como criar um canal no YouTube: guia Prático

Como criar um canal no YouTube: guia Prático

Por Kris Gaiato | Editado por Bruno Salutes | 07 de Janeiro de 2022 às 10h35
Alexander Shatov/Unsplash

Se você está interessado em produzir conteúdo em vídeo para a internet, é interessante saber como criar um canal do Youtube. Afinal, essa é uma das principais plataformas de vídeo há anos. Além de possuir um algoritmo mais “amigável”, o site ainda permite monetizar conteúdos.

Criar um canal do Youtube é uma tarefa fácil. Mas, antes de qualquer coisa, o usuário precisa de uma conta do Google. Caso você ainda não seja inscrito, o Canaltech te ensina a dar os primeiros passos.

1. Para começar, acesse o Youtube (Android l iOS l Web) e, com a sua conta do Google, faça login. Clique no ícone de perfil localizado no canto superior direito da tela e selecione o comando “Criar um canal”;

Para criar um canal no Youtube, use o comando em destaque (Captura: Kris Gaiato)

2. Em seguida, faça o upload de uma imagem de perfil e informe o nome do canal. Por fim, toque novamente em “Criar canal”.

Adicione uma foto e um nome ao seu canal (Captura: Kris Gaiato)

Aliás, o aplicativo também permite criar um canal do Youtube. O processo, aliás, é idêntico ao que você acabou de conhecer. A versão, contudo, apresenta possibilidades de configuração muito limitadas. Portanto, é preferível que você realize o processo pelo computador.

Como personalizar um canal do Youtube

Com um canal novo em mãos, é hora de personalizá-lo. Para tanto, abra novamente o menu e escolha a opção “Seu canal”. Na próxima tela, então, selecione o comando “Personalizar o canal”, no topo da página.

Com isso, você será direcionado para o Youtube Studio, espaço dedicado para os criadores de conteúdo da plataforma. Aliás, se você deseja produzir vídeos para o site, é indispensável que você saiba como usar a ferramenta. Felizmente, o Canaltech possui um guia de como usar o estúdio de Criação do YouTube.

1. Na lateral esquerda, clique em “Personalização”. No início da tela, use os comandos indicados para adicionar um trailer (prévia do conteúdo) para não inscritos e, para os inscritos, um vídeo de destaque. Nessa tela, você ainda pode criar seções para organizar a sua biblioteca de clipes;

Se tem dúvidas de como criar um canal no Youtube pelo estúdio de criação, explore os recursos com atenção e confira o tutorial do Canaltech (Captura: Kris Gaiato)

2. Para avançar, clique na aba “Branding”. Se desejar, suba uma nova imagem de perfil de ao menos 98 x 98 pixels nos formatos GIF ou PNG. Abaixo, adicione uma imagem ao banner de até 6 MB com 2.048 x 1.152 pixels. Por fim, envie uma marca d’água para os vídeos de até 1 MB e com 150 x 150 pixels;

Quanto mais completo o seu canal estiver, mais chances ele terá de alcançar inscritos em potencial (Captura: Kris Gaiato)

3. Prossiga para a aba “Informações básicas”. Por fim, edite o nome do canal (se necessário), crie uma descrição, adicione um idioma para o canal, vincule links externos e informe um e-mail de contato.

Preencha todas as informações indicadas e o seu canal estará pronto para o primeiro vídeo (Captura: Kris Gaiato)

Como os recursos são liberados pelo Youtube

Quanto maior o número de inscritos, mais recursos o criador de conteúdo recebe. Com 100 inscrições, é possível editar a URL do canal. Ao atingir 1.000, o usuário tem acesso à aba “Comunidade”.

Se além disso, o canal tiver acumulado mais de 4 mil horas em vídeos nos últimos 12 meses, ainda são liberadas as seguintes ferramentas: Super Chat, assinaturas, inclusão de link externo nos cards e na tela final dos clipes, bem como a monetização com anúncios.

O Youtube Stories e os eventos do Youtube Space chegam com os 10 mil inscritos. Finalmente, quando o usuário atinge o marco de 100 mil, ele recebe suporte especializado, pode solicitar o selo de verificado e ainda ganha uma placa comemorativa. Se você quiser entender como liberar funções extras no Youtube, o Canaltech também te ensina.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.