Como conseguir o selo de conta verificada no YouTube

Como conseguir o selo de conta verificada no YouTube

Por Caio Carvalho | Editado por Guadalupe Carniel | 13 de Outubro de 2021 às 17h00
Alexander Shatov/Unsplash

O YouTube (Android | iOS | Web) virou fonte de renda para milhares de produtores de conteúdo. Para ajudar a identificar melhor esses criadores, a plataforma disponibiliza há algum tempo o já famoso selo de verificação.

Mas quem está apto a obter o selo de verificado? Quanto tempo demora até que o site analise e libere a etiqueta? E qual é o processo para consegui-lo? As respostas para estas e outras perguntas você descobre a seguir sobre como obter o selo de verificação no YouTube.

O que é o selo de conta verificada no YouTube?

O selo de verificado para canais do YouTube é branco e cinza, fugindo do azul clássico do Twitter e Instagram (Imagem: Divulgação/YouTube)

Antes, é preciso diferenciar o selo de verificado para o procedimento de verificação das contas. São duas coisas diferentes: a primeira diz respeito ao selo “√" que aparece ao lado dos nomes de canais elegíveis no YouTube, enquanto que o processo de verificação é para que todos os criadores comprovem que são quem eles dizem que são, evitando contas falsas ou fraudes.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Portanto, o selo de verificado nada mais é do que um elemento visual para mostrar às outras pessoas que um determinado canal é reconhecido pelo YouTube como oficial, podendo pertencer a um criador estabelecido, marca, empresa ou organização. Além disso, a plataforma leva em consideração a proeminência daquele canal para os demais usuários.

É o mesmo selo de verificado que você provavelmente está acostumado a ver nos perfis do Twitter e Instagram, ambos com o selo na cor azul. No caso do YouTube, o emblema fica destacado dentro de uma bolinha na cor cinza.

Como conseguir o selo de conta verificada no YouTube

Agora as coisas ficam um pouco complicadas. Até setembro de 2019, o YouTube fornecia o selo de verificado para qualquer conta que tivesse mais de 100 mil inscritos. Aqui, o próprio usuário fazia a solicitação e, a partir daí, aguardava alguns dias até que a etiqueta fosse adicionada ao nome do canal.

Porém, desde aquele ano, o YouTube mudou os requisitos para liberar o selo de verificado, dificultando o processo como um todo e tornando as condições ainda mais rígidas. A maioria dos canais que tinha mais 100 mil inscritos e já possuía o selo conseguiu manter a etiqueta, mas todos os outros canais abaixo desse número foram informado que perderiam a tag.

Isso aconteceu porque, na visão do YouTube, o selo gerava uma certa confusão, podendo levar os usuários a pensar que a plataforma endossava os vídeos de alguns canais só por eles terem o selo de verificado.

O selo de verificado do YouTube tem como principal objetivo atestar a autenticidade das contas na plataforma (Imagem: Christian Wiediger/Unsplash)

Se pegarmos como exemplo outras redes sociais, no final das contas é sobre isso, não é mesmo? Muita gente confunde o selo de verificado como um elemento que atesta influência. Contudo, o principal objetivo do tal selo é justamente verificar a identidade da pessoa, e não seu poder de influência ou alcance.

"Por meio de nossa pesquisa, descobrimos que as pessoas frequentemente associam a marca de seleção a um endosso de conteúdo, não de identidade. Para reduzir a confusão sobre o que está sendo verificado, estamos apresentando um novo visual que ajuda a distinguir o canal oficial do criador, celebridade ou marca que ele representa”, escreveu o YouTube na época em que anunciou as mudanças.

A atualização em suas políticas para obter o selo de verificado visou principalmente artistas, empresas, organizações e celebridades para garantir que elas sejam reconhecidas como verdadeiras. Ainda mais com a proliferação de perfis falsos ou que poderiam ser explorados por outros canais.

Dito tudo isso, estes são os pré-requisitos para obter o selo de conta verificada no YouTube:

  • No mínimo 100 mil inscritos canal;
  • Autenticidade: criadores, marcas, empresas ou organizações precisam comprovar que são quem dizem que são. O YouTube pode solicitar informações ou documentos adicionais;
  • Perfil completo: o perfil precisa ser público e incluir informações como descrição, banner de destaque, foto de perfil e conteúdo;
  • Canal ativo: ter um canal com vídeos postados periodicamente. Canais que estejam inativos por muitos meses não estão elegíveis.

Se você se encaixa nos requisitos citados, acesse a página de suporte do YouTube sobre selos de autenticidade nos canais. Logo no topo você verá o subtítulo "Inscrever-se para a verificação de canal”, e abaixo uma mensagem informando se o seu canal está qualificado.

Lembrando que você precisa ter ao menos 100 mil seguidores para habilitar o processo de inscrição. E mesmo atender a todos os requisitos não é garantia que o YouTube fornecerá o selo de verificado.

Já tenho um canal com selo de verificado. Posso perder o selo?

Sim. O YouTube afirma que canais que violam os termos de serviço e comunidade do site podem ter o selo de verificado removido. Por isso, o ideal é não publicar conteúdo sensível que vá conta as políticas de uso da plataforma.

Outro detalhe importante: não altere o nome do seu canal, pois isso também remove o selo de verificado. Se trocar o nome, você terá de refazer o processo de inscrição para obter o emblema.

Por que ter um selo de conta verificada no YouTube?

Um selo de verificado ajuda os usuários a saber quando um canal é administrado por uma pessoa que confirmou sua autenticidade (Imagem: Hello I'm Nik/ Unsplash)

O selo de verificado no YouTube tem justamente o papel de mostrar às outras pessoas que aquele canal pertence, de fato, ao criador que está aparecendo ou falando nos vídeos do canal. Além disso, ajuda a proteger o canal de outras contas com nomes parecidos e que podem tentar se passar pelo perfil original.

Note que o selo em si não tem muito a ver com o tipo de conteúdo que está sendo postado, mas sim com a identidade do autor e sua atividade no YouTube. Ao que tudo indica, a plataforma leva mais em consideração a autenticidade da conta e a frequência com que novos vídeos são publicados. Fica a critério de cada um decidir o que vale ou não assistir.

Dicas para conseguir o selo de conta verificada no YouTube

Tirando as exigências técnicas solicitadas pelo YouTube, que incluem ter um perfil completo e mais de 100 mil seguidores, não há muito segredo para obter um selo de verificado no site. Eu diria que algumas dicas valem para qualquer plataforma que você deseja obter o emblema, e tem tudo a ver com boas práticas de uso do serviço.

Obviamente, não é recomendado violar os termos de serviço e comunidade do YouTube, pois violações e até suspensões podem manchar sua reputação no site. Nesse grupo também podemos incluir métodos antiéticos para aumentar o alcance do seu canal, como comprar inscritos, enviar spam ou disseminar notícias falsas através dos seus vídeos.

Por falar nisso, lembre-se que o YouTube preza muito pela periodicidade e consistência de postagem dos vídeos. Então, crie uma rotina de dia e horário fixos para divulgar novos conteúdos. Assim, o site aos poucos vai “aprendendo” sobre como funciona o seu canal. Também é interessante ser participativo com os espectadores, respondendo os comentários sempre que possível.

Fonte: YouTube

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.