Brasileiros criam chatbot no WhatsApp que te diz se link é fake news ou não

Por Ramon de Souza | 07 de Agosto de 2020 às 21h30
Tudo sobre

WhatsApp

Saiba tudo sobre WhatsApp

Ver mais

A disseminação de notícias falsas é um problema cada vez mais presente na vida de quem utiliza redes sociais e mensageiros instantâneos. Essa questão, aliás, tornou-se ainda mais crítica desde o início da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV2), visto que o isolamento social incentivou o uso da internet como forma primária de comunicação e facilitou a proliferação de informações errôneas — e perigosas — sobre a COVID-19.

Pensando nisso, um grupo de estudantes da Universidade de Brasília criou o João Fake News, um chatbot que existe dentro do próprio WhatsApp capaz de verificar, dentro de pouquíssimos segundos, se uma notícia é falsa ou não. Para isso, basta adicionar o contato +1 (415) 523-8886 (desta forma, visto que se trata de um número virtual dos Estados Unidos) e enviar a mensagem “join fast-swept” para realizar a ativação da plataforma.

Em seguida, você já pode mandar a mensagem que desejar para o João: experimente fazer perguntas naturalmente e ele retornará fontes de notícias confiáveis a respeito daquelas palavras-chaves. Em nossos testes, o robô foi eficaz em retornar resultados interessantes para as questões “a Terra é plana?” e “limão combate COVID-19?”. É válido ressaltar que o chatbot funciona tanto em celulares quanto no WhatsApp Web (desktop).

Captura/Canaltech

Recentemente, o próprio WhatsApp anunciou um novo recurso para facilitar a checagem de notícias. O mensageiro adicionou um botão — que surge automaticamente sempre que ele identifica uma notícia compartilhada no chat — que, ao ser pressionado, realiza uma pesquisa na web instantaneamente para conferir se aquela informação é verídica.

Fonte: Vidya Academics

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.