Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple não deve lançar um iPhone com tecnologia 5G neste ano e explicamos por quê

Por| 11 de Setembro de 2018 às 16h15

Link copiado!

Indian Express
Indian Express
Tudo sobre Apple

Muito se tem falado sobre o iPhone Xs, o iPhone Xs Max e o iPhone Xr que a Apple planeja apresentar nesta quarta-feira (12) — não apenas sobre a configuração deles, mas em especial sobre um dos aparelhos (o Xs Max) ser compatível com a tecnologia 5G, prevista para ser implantada daqui alguns meses.

Isso pode parecer controverso para a Apple, já que a empresa evita desenvolver tecnologias LTE-Advanced que podem deixar os iPhones mais lentos, além de ainda mais caros. Mesmo assim, vale ressaltar que as empresas de tecnologia sem fio dos Estados Unidos afirmaram que irão implantar redes 5G até o final de 2018; então, levando isso em conta, faria sentido a Maçã estar tentando já se adiantar e se enquadrar neste mercado.

Contudo, a implementação dessa tecnologia ainda parece limitada, mesmo no começo de 2019, basicamente porque os smartphones com suporte a 5G estão começando a ser desenvolvidos. A Qualcomm só revelou seu módulo para 5G há alguns meses, e mais recentemente, revelou o 5G NR, um smartphone voltado à tecnologia 5G que desenvolveu em parceria com a Verizon e a Ericsson, por exemplo.

O 5G NR possui um formato físico não muito agradável, mas plausível com sua condição de banda alta, o que requer várias antenas grandes colocadas ao redor do dispositivo de modo a obter um sinal consistente. Um formato grande para conceber esta tecnologia, portanto, corrobora com o tamanho do iPhone Xs Max, que tem cerca de 6,5 polegadas e é mais caro, o que levaria a crer ainda mais que a Apple poderá realmente dar este passo adiante no segmento.

Continua após a publicidade

Ainda assim, isso seria arriscado: desenvolver um iPhone superdimensionado e bem caro, que apenas poderá atender plenamente a poucos consumidores em algumas cidades, oferecendo a estes uma velocidade mais rápida, apenas. O mais prudente seria a Apple segurar a tecnologia 5G mais um pouco, da mesma que fez com o MacBook Pro, que recebeu portas USB-C apenas em 2016, ou o iPhone 7, que teve carregamento em sem fio.

Isso significa que, seguindo seu próprio padrão de implementação de tecnologias, a velha Apple esperaria até que existisse uma razão convincente para introduzir uma nova tecnologia. Se a teoria estiver correta, não haverá iPhone com 5G neste ano. Talvez em 2019, quando o 5G já estiver melhor adaptado ao mercado. Talvez.

Fonte: BGR