Companhia lançará internet Wi-Fi rápida e gratuita a bordo dos aviões em 2013

Por Redação | 18 de Setembro de 2012 às 15h25

A empresa aérea norte-americana JetBlue resolveu oferecer a seus clientes uma internet sem fio gratuita de qualidade superior à da concorrência, criando maior vantagem competitiva em relação às empresas concorrentes. E para realizar os primeiros testes, a companhia decidiu oferecer o serviço gratuitamente aos passageiros. As informações são do The Verge.

Um e-mail enviado para os funcionários da companhia abordava os planos de instalação de uma nova internet sem fio de alta velocidade, que deveria começar a funcionar dentro das aeronaves no primeiro trimestre de 2013. O anúncio oficial deve ser feito pela World Low Cost Airlines Conference ainda esta semana, mas o The Verge conseguiu uma cópia do e-mail nesta segunda-feira (17).

Veja mais detalhes do e-mail, traduzido para o português:

Atualmente, internet Wi-Fi a bordo é uma vantagem competitiva. Os clientes, principalmente aqueles que viajam a negócios, ao verem tantas empresas oferecendo o mesmo produto, irão escolher a companhia aérea que oferece conectividade, mesmo que o serviço seja caro ou irregular.

Entendemos o quanto é importante para os passageiros terem conectividade durante o voo e isso força as companhias aéreas que ainda não possuem tecnologia Wi-Fi a entrar no jogo, e rápido. As empresas podem escolher serviços da terra para o ar, como o Gogo, ou serviços baseados em satélite, como o Row 44 ou a Panasonic. Embora sejam tecnologias diferentes, a experiência do usuário é bastante semelhante: d e v a g a r.

De acordo com uma recente pesquisa da FlightView, apenas uma pequena porcentagem de clientes está satisfeita com o serviço Wi-Fi prestado pelas companhias durante o voo ou nos aeroportos.

Nosso desafio é construir um produto Wi-Fi que quebre esses moldes lentos, frustrantes e insatisfatórios. Queremos encontrar uma maneira de oferecer internet mais rápida e de custo acessível para resultar em grande satisfação por parte dos clientes. A parceria com a LiveTV e ViaSat pode ser o ponto chave da questão.

De acordo com a JetBlue, a ViaSat pode carregar 10 páginas da web em menos de um minuto, enquanto os outros serviços da concorrência levam mais de 10 minutos para conseguir o mesmo feito. A ViaSat usa uma tecnologia diferente, que era utilizada apenas pelo governo e por planos privados. A empresa garante que é rápida o bastante para oferecer streaming de vídeos e programas de TV no Netflix enquanto se está a bordo.

Além de ganhar vantagem competitiva com um serviço mais rápido, a companhia afirma que é a primeira vez que oferecerá um serviço gratuito. Aparentemente, enquanto a empresa resolve alguns impasses, a conectividade de base será gratuita até que os primeiros 30 aviões sejam equipados com o serviço. Ainda não se sabe quanto a JetBlue irá cobrar dos passageiros quando acabar o prazo de testes e o serviço se estabilizar.

De acordo com a CNET, no ano passado, a Virgin America quis melhorar o serviço de conexão a bordo e aliou-se ao Gogo ATG-4. De acordo com a Virgin America, esse novo serviço aumentou a capacidade do Wi-Fi em quatro vezes, trazendo uma melhoria considerável em relação à performance anterior.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.