Sora | OpenAI publica clipe de música gerado pela IA
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
A OpenAI divulgou o primeiro clipe musical feito inteiramente com o Sora, a nova IA da empresa para transformar textos em vídeos. A produção foi criada para a música "Worldweight", da artista August Kemp.
- IA para editar imagens da OnePlus chega ainda em abril
- Qual linguagem de programação foi usada para criar o ChatGPT?
O vídeo não traz nenhuma figura humana e reúne uma série de cenas abstratas, como filmagens de jardins, oceanos, esculturas e algumas estruturas que parecem surgir de um filme de ficção científica. A fotografia alterna entre cenas em alta definição e filmagens que simulam uma câmera analógica, mas sem perder os traços realistas que deixam o Sora nos holofotes.
Com pouco mais de dois minutos de duração, o clipe está disponível em 4K no canal do YouTube da OpenAI e pode ser visto a seguir:
A compositora August Kemp reforça que o Sora ajudou a transformar a inspiração dela na música em realidade. “Eu fechei meus olhos enquanto tocava e via as imagens na minha mente. Isso é o melhor do Sora: pegar essas imagens que ficaram comigo por dois anos e dizer ‘August, podemos compartilhar isso’. É isso que acho especial sobre a ferramenta, eu posso compartilhar algo que antes estava preso nos meus olhos fechados”, explica.
Kemp ainda conclui que “isso é como a música sempre ‘se pareceu’, mas agora consigo mostrá-la para vocês”.
Sora segue em testes
O Sora ainda não chegou ao público geral, mas já passou pelas mãos de alguns artistas durante uma fase de testes. A OpenAI convocou alguns cineastas, designers e músicos para experimentarem a ferramenta e já trouxe algumas das criações — além do clipe mencionado, a IA foi usada para fazer um curta-metragem e outros vídeos de modelagem 3D, por exemplo.
Enquanto as primeiras produções são liberadas, a criadora do ChatGPT também tenta convencer o mercado cinematográfico de Hollywood a usar o Sora. Executivos da empresa já teriam feito reuniões com grandes nomes de estúdios da indústria e quer facilitar a entrada da IA nas produções.
A expectativa é de que a IA seja lançada comercialmente até o final deste ano, mas a tecnologia ainda passa por uma série de testes e diretrizes de treinamento — é provável que até inclua vídeos com nudez.