Publicidade

QuintoAndar lança IA para facilitar busca por imóveis para alugar e comprar

Por  |  • 

Compartilhe:
Bruno De Blasi/Canaltech
Bruno De Blasi/Canaltech

O QuintoAndar apresentou um novo mecanismo de pesquisa com inteligência artificial generativa para encontrar imóveis para alugar ou comprar. Com as novidades, os usuários poderão falar ou digitar características em texto corrido, como “apartamento com chão de taco e sala iluminada”, para facilitar a busca.

A novidade foi apresentada em um evento em São Paulo (SP), nesta quinta-feira (30), junto a um mecanismo de IA para precificar imóveis.

Com a nova busca, os usuários poderão fazer buscas com linguagem natural, com a promessa de encontrar uma experiência mais precisa, intuitiva e personalizada. A chefe de produto (CPO, em inglês) do QuintoAndar, Larissa Fontaine, destacou que os usuários poderão pesquisar pelos imóveis sem se preocupar com filtros

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Na prática, os usuários poderão fazer pesquisas, como “cozinha com conceito aberto”, “varanda espaçosa com churrasqueira”, e afins. Ao inserir os termos no buscador da plataforma, o algoritmo analisa tanto os detalhes escritos quanto as fotos dos imóveis com machine learning para encontrar as opções com as características indicadas na busca.

Os termos de busca podem ser inseridos por comando de voz ou pelo teclado do celular, computador ou tablet.

O QuintoAndar ainda ressalta que, durante a busca, marcadores como “Tem tudo o que você busca”, “Não tem vaga coberta”, entre outros, são exibidos entre os resultados.

IA para precificar imóveis

Além da busca com IA generativa, a empresa também anunciou uma calculadora para precificar imóveis com inteligência artificial. Conhecida como QPreço, a ferramenta combina dados públicos e históricos de mercado, como transações realizadas, registros públicos de IPTU e ITBI e os anúncios da plataforma, para fazer análises e ajudar na definição do valor de um imóvel que será alugado ou vendido.

O algoritmo do QPreço também pode ser usado do outro lado, por quem vai alugar ou comprar um imóvel. Dessa forma, é possível analisar se uma casa está com valor abaixo, dentro ou acima da média da região, por exemplo.

Contudo, os dados não são obtidos em tempo real. "Ainda não chegamos lá, mas queremos continuar a trabalhar com as autoridades locais para tornar esses dados mais acessíveis para todos, não apenas para nós", disse a CPO do QuintoAndar em entrevista ao Canaltech.

Continua após a publicidade

O QPreço será lançado primeiro em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo e ainda não há previsão para levar o recurso para outras regiões.

Confira outras matérias do Canaltech:

VÍDEO: Coisas que PERDEMOS em smartphones e não lembramos mais

Continua após a publicidade
Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*