Publicidade
Conteúdo apoiado por

3 tendências de desenvolvimento de software para 2025, segundo o GitHub

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Envato/twenty20photos
Envato/twenty20photos

O GitHub identificou três tendências principais no desenvolvimento de software para 2025. Entre os destaques apontados, está a inteligência artificial (IA), que se apresenta como um fator de transformação e uma ferramenta que empodera os desenvolvedores. Além disso, a privacidade e a segurança dos dados foram elencadas como essenciais na seleção de tecnologias de IA.

Para separar os três principais pontos, a plataforma de desenvolvimento ouviu seus especialistas que analisaram o setor e compartilharam expectativas para este ano. 

3 tendências de desenvolvimento de software

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Saiba quais são os principais pontos para o setor de desenvolvimento de software em 2025:

1. Continuidade da ação da IA no setor

Segundo os especialistas do GitHub, a IA continuará a remodular e definir o setor de desenvolvimento de software. A ação da ferramenta em criações, implementações, testes e correção de softwares continuará a facilitar a elaboração de sistemas rápidos e seguros pelas equipes, assim como manterá o desenvolvedor no controle de tudo. 

Nesse sentido, a integração das plataformas é um grande destaque. O diretor de produto do GitHub, Mario Rodriguez, afirma que, para ter sucesso em escala, as ferramentas de IA precisam "se integrar perfeitamente" aos fluxos de trabalhos já existentes. 

2. IA agêntica

A IA agêntica diz respeito à capacitação dos desenvolvedores por meio de agentes de inteligência artificial. Esta tendência expande o suporte oferecido pela ferramenta em tarefas específicas ao longo do ciclo de trabalho.

Os especialistas prevêm que, à medida que os agentes de IA evoluam, eles poderão auxiliar em tarefas mais difíceis. O que resulta em menos custo inicial de engenharia imeditadapara os usuários e mais tempo para ações estratégicas.

3. Privacidade de dados e priorização da segurança

Continua após a publicidade

O GitHub considera que, ao selecionar ferramentas de IA para uso, a privacidade e a segurança devem ser as principais prioridades a serem consideradas.

Segundo a empresa, cada vez mais será preciso certificar que há uma documentação detalhada, assim como a existência de medidas de segurança como filtros contra vulnerabilidade. Nesse ponto, é preciso que os profissionais leiam a documentação pública que detalha como devem funcionar as ferramentas de codificação com IA. 

"Precauções regulares como linting e code scanning devem estar na lista de práticas obrigatórias dos engenheiros internos", diz o vice-presidente de prodtuto do GitHub Copilot, Shuyiin Zhao. 

Leia mais:

Continua após a publicidade

VÍDEO: 10 Coisas que você NÃO deve fazer com o seu celular