Olimpíadas 2024 | CazéTV vai usar “ChatGPT especialista” na cobertura
Por André Lourenti Magalhães | •

O canal digital CazéTV é o responsável pela transmissão gratuita dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 no YouTube e em outras plataformas de streaming. Para esta edição, a empresa confirmou ao Canaltech que vai usar ferramentas de IA na cobertura, incluindo um “ChatGPT especialista” que ajuda a equipe a tirar dúvidas sobre as modalidades em disputa.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Olimpíadas 2024 | Google mostra painel ao vivo de jogos na Busca
- Olimpíadas 2024 | Quais TVs estão em oferta e são ideais para assistir aos jogos
A LiveMode, empresa que administra a CazéTV, revelou à reportagem que treinou vários GPTs (versões personalizadas do ChatGPT) para atuarem como especialistas em diversas áreas dos Jogos Olímpicos. Dessa forma, podem ser consultados a qualquer momento por comentaristas, produtores e outros colaboradores do canal.
O assistente de IA consegue carregar dados como regras das modalidades, histórico das competições, recordes, estatísticas e dados históricos. O treinamento considerou apenas informações oficiais e selecionadas pela própria equipe de produção.
IA integrada à cobertura
A Head de Tecnologia da LiveMode, Michelly Magalhães, comenta que as ferramentas de IA são uma forma de proporcionar melhores resultados nas transmissões.
“Essas ferramentas são usadas de maneira integrada com o trabalho do time todo, que tem percebido as necessidades ao longo do tempo, contribuído, sugerido e testado muitas opções, além de aperfeiçoar o uso e avaliar os resultados. Estamos sempre atentos às inovações que possam contribuir com as transmissões esportivas nos ambientes digitais e melhorar a experiência de quem mais importa para a gente, que é quem nos assiste”, explica.
A inteligência artificial não deve ocupar os holofotes da cobertura, mas pode ser uma grande aliada nos bastidores para melhorar a qualidade do resultado apresentado nas telas. “Os Jogos Olímpicos são muito importantes pra nós e nenhuma IA vai nos dar a emoção que a competição oferece nem a linguagem da CazéTV, mas muitas delas nos ajudam a melhorar a qualidade, facilitar o trabalho da equipe e liberar nosso time para ser cada vez mais criativo”, comenta Michelly Magalhães.
Ferramentas disponíveis
A empresa mencionou algumas ferramentas de IA que estão à disposição da equipe de produção durante as Olimpíadas. Algumas são voltadas para a edição de melhores momentos e entrevistas, como o Autopod e o OpusClip, além de geradores de imagens e vídeos, como Midjourney e DALL-E, e o Magnific AI para aumentar a resolução de imagens.
Outras IAs podem ser usadas para entrevistas e outras matérias especiais, como é o caso do SubMagic, para criar legendas, e do Kapwing, que permite legendar e dublar vídeos.
Canal já dublou entrevistas com IA
Uma dessas tecnologias foi colocada em prática pela CazéTV durante a cobertura da UEFA Euro 2024, o campeonato europeu de futebol masculino de seleções. Durante a final, o canal usou uma IA para traduzir e dublar entrevistas coletivas do técnico da seleção da Espanha, Luis de la Fuente, e do atacante inglês Harry Kane.
Em ambos os casos, a dublagem traduziu as falas para o português, enquanto manteve o tom de voz dos personagens. Além disso, o canal colocou um aviso visual na tela para informar o uso de uma inteligência artificial.
Até o momento, a CazéTV ainda não confirma se o recurso também será usado nas Olimpíadas.
Cobertura com várias telas
No YouTube, a cobertura vai contar com o recurso Multi View, um mosaico que permite acompanhar várias telas ao mesmo tempo sem perder os lances de cada modalidade.
A CazéTV vai transmitir mais de 300 competições de 28 esportes diferentes, com cerca de 500 horas de conteúdo ao vivo. Liderada pelo streamer Casimiro Miguel, que dá nome ao canal, a equipe conta com 12 narradores, 55 comentaristas e 11 repórteres, além de três estúdios no Brasil e outro em Paris, na França.
Assista aos Jogos Olímpicos
A CazéTV exibe os Jogos Olímpicos em Amazon Prime Video, Samsung TV Plus e YouTube. Além disso, é possível assistir às competições na TV e no streaming pelos canais Globo e Sportv — veja um guia completo para acompanhar o evento.