Publicidade

Nova IA do Google quer contar sua vida através do Google Fotos

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
geralt/ Pixabay
geralt/ Pixabay
Tudo sobre Google

Uma apresentação interna do Google revelou o desenvolvimento de um projeto para usar IA e o novo modelo de fundação Gemini na criação de uma visão panorâmica sobre a vida das pessoas ao acessar a galeria de fotos e o histórico de buscas. O recurso poderá oferecer um chatbot personalizado que consulta as informações pessoais do usuário no celular (com a devida autorização) para responder às mais diferentes perguntas.

Segundo a CNBC, que obteve acesso aos documentos da apresentação interna, essa proposta de utilização de inteligência artificial recebeu o apelido de “Projeto Ellmann”, em homenagem ao biógrafo e crítico literário Richard David Ellmann, e seria um "contador de histórias da vida" das pessoas.

Projeto Ellmann

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O funcionamento do Projeto Ellmann estaria diretamente ligado às capacidades do novo modelo de fundação do Google, o Gemini. Lançado na última quarta-feira, o modelo apresenta como diferencial a sua construção com tecnologia multimodal desde a base, o que resulta em uma melhor habilidade de compreender conteúdos combinados em diferentes formatos — como textos, áudios, fotos e vídeos.

Com o Gemini será possível analisar e relacionar diversos dados sobre uma pessoa a partir do acesso à sua galeria de fotos, às tags marcadas, ao histórico de busca e demais atividades no celular que definem sua personalidade e padrão de consumo.

De acordo com a reportagem da CNBC, a apresentação do Projeto Ellmann revelou que a IA pode ser usada para identificar momentos revelantes a partir de fotos de diferentes períodos ou compreender interesses de compra com base nos prints de tela salvos na galeria. Isso tudo de forma automática e proativa.

O projeto conta ainda com um chatbot, chamado "Ellmann Chat", que seria capaz de responder a perguntas como "quando foi a última vez que meus filhos me visitaram?" ou "quais cidades são similares à minha cidade natal?" a partir de informações disponíveis nos aplicativos.

Google confirma

Em resposta à rede CNBC, um representante do Google confirmou o Projeto Ellmann como um experimento interno em fase inicial: "O Google Fotos sempre usou IA para ajudar as pessoas a pesquisar suas fotos e vídeos, e estamos entusiasmados com o potencial dos LLMs (modelos de linguagem de largar escala) para desbloquear experiências ainda mais úteis".

"Esta foi uma exploração interna inicial e, como sempre, se decidirmos lançar novos recursos, dedicaremos o tempo necessário para garantir que eles sejam úteis para as pessoas e projetados para proteger a privacidade e a segurança dos usuários como nossa principal prioridade", complementou o representante da Big Tech.

Continua após a publicidade

Fonte: CNBC