Meta cria ferramenta para identificar vídeos gerados por IA; veja como funciona
Por Emanuele Almeida • Editado por Bruno De Blasi |

A Meta lançou uma ferramenta que aplica marcas d'água imperceptíveis para vídeo gerados por inteligência artificial, segundo o portal TechCruch nesta quinta-feira (12). Chamado Video Seal, o recurso para identificar conteúdos feitos por IA está disponível em código aberto e foi idealizado para integrar softwares existentes.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- O que é Facebook Meta?
- Meta AI tem mais de 500 milhões de usuários no mundo, revela Zuckerberg
Além da marca d'água, a novidade pode adicionar uma mensagem oculta nos conteúdo em vídeo. O objetivo do lançamento é "fornecer uma solução de marcação de vídeo mais eficaz, particulamente para detectar vídeos gerados por IA e proteger a originalidade", disse o cientista de pesquisa de IA da Meta, Pierre Fernandez, ao portal.
O Meta Video Seal procura também trazer uma compactação de vídeo mais robusta. Isso porque outras ferramentas similares ainda não são completamente eficientes para serem executadas em escala.
Outro apontamentos é a resistência contra edições comuns em vídeos, como desfoque e corte, bem como a algoritmos de compreensão populares
Outras marcas d'água
O Meta Video Seal é mais um lançamento da Meta para marca d'água, além do Watermark Anything e Audio Seal.
Além destes recursos, outras marcas d'água já existentes são o SynthID, do Google DeepMind, que também insere marcações em imagens feitas por IA, além das soluções próprias da Microsoft para facilitar a identificação da origem desses conteúdos.
Leia mais:
- Meta AI no WhatsApp é confiável? Veja o que evitar compartilhar
- Meta AI ganha suporte a comandos de voz no Instagram e WhatsApp
- Meta AI no WhatsApp: entenda como funciona o chatbot
VÍDEO: Meta IA no WhatsApp: PERIGOSO ou não?
Fonte: TechCrunch