Meta AI ganha suporte a comandos de voz no Instagram e WhatsApp
Por Bruno De Blasi | •
O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou o suporte a comandos de voz no Meta AI nesta quarta-feira (25), durante o evento Meta Connect. Com a atualização, os usuários poderão fazer solicitações sem ter que digitar, similar à assistentes como Alexa, Google Assistente e Siri. A plataforma, no entanto, ainda não está disponível no Brasil.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Uso da IA é importante, mas traz riscos, diz diretor-presidente da ANPD
- Meta AI | Tudo sobre a IA de WhatsApp, Facebook e Instagram
A nova interface de voz estará disponível em outubro ao utilizar o chatbot da Meta dentro do WhatsApp, Instagram, Facebook ou Messenger, mas ainda limitado aos usuários da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Nova Zelândia. Para usá-la, basta acionar a plataforma e falar os comandos, como “qual é a previsão do tempo de hoje?”, entre outros pedidos, e aguardar a resposta.
Também haverá uma vasta lista de vozes de famosos no sistema, porém limitadas ao inglês e disponíveis somente em alguns países nesse primeiro instante. Confira as opções apresentadas:
- Awkwafina;
- Dame Judi Dench;
- John Cena;
- Keegan Michael Key;
- Kristen Bell.
O chatbot também passou se tornou multimodal, graças ao modelo Llama 3.2, e agora “entende” imagens. Isso significa que os usuários podem fazer solicitações para editar fotos, por exemplo, ao digitar comandos de texto no Meta AI — mas apenas nos Estados Unidos por ora.
Também será possível anexar fotos e fazer perguntas a respeito. Em outro exemplo compartilhado pela companhia, o usuário enviou a imagem de um bolo e solicitou a receita para fazer um igual. Em seguida, a plataforma compartilhou o passo a passo para preparar a sobremesa.
Chats personalizados e tradução de Reels
Além das novidades do Meta AI, a controladora do WhatsApp, Instagram e Facebook apresentou o AI Studio, uma plataforma para criar chatbots personalizados, e a dublagem de vídeos do Reels, que será limitado a “alguns criadores” da América Latina e Estados Unidos em inglês e espanhol.
Procurada pelo Canaltech, a Meta não compartilhou uma data de lançamento do Meta AI no Brasil. A expectativa é que a estreia aconteça em breve após a liberação depois que a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) liberou o treinamento de IA da empresa com dados pessoais no Brasil.
Leia mais matérias do Canaltech:
- Hyundai Ioniq 5 | SUV elétrico chega ao Brasil com recarga ultrarrápida
- SpaceX "pesca" booster do foguete Starship no Golfo do México
- Nova série do Globoplay traz personagens da Turma da Mônica em versão adulta
VÍDEO: Ray-Ban Meta Smart Glasses, os óculos com câmera, processador Snapdragon e que detestam água