O que é Facebook Meta?
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno Salutes |
A Meta é o nome dado à empresa controladora do Facebook e outros produtos relacionados, como Instagram WhatsApp. Anteriormente chamada Facebook Inc, teve a mudança anunciada por Mark Zuckerberg no evento Facebook Connect, em 28 de outubro de 2021.
- O que é realidade virtual? Conheça esta tecnologia que pode mudar o mundo
- O que é e como fazer um avatar no Facebook
- Como excluir a conta do Facebook
Essa mudança de marca tem o objetivo de atuar com a expansão do “metaverso”, um conjunto de experiências digitais imersivas que envolvem realidade virtual, realidade aumentada e outras tecnologias que não se limitam às telas 2D. Apesar da mudança de nome, isso não afeta a rede social, que continua conhecida como Facebook. Saiba mais a seguir!
O Facebook mudou de nome?
A rede social Facebook não mudará de nome. Com o rebranding, o Facebook passa a ser um dos produtos da Meta. A mudança foi feita com o nome corporativo da empresa, anteriormente chamada Facebook Inc. Essa situação é similar à mudança feita pelo Google, que lançou a Alphabet em 2015 como uma empresa controladora de todos os serviços associados.
Qual a diferença entre Facebook e Facebook Meta
Antes desse rebranding, a empresa Facebook funcionava como uma empresa-mãe, portanto, era responsável por diversos produtos e outras empresas subsidiárias que formavam esse conglomerado. Entre elas, estão a rede social Facebook, o Instagram, WhatsApp e a empresa Oculus, especializada em realidade virtual.
A mudança de nome para Meta aplica-se somente para a empresa-mãe. Ou seja, a rede social Facebook continua com o mesmo nome, mas pertence à Meta, assim como Instagram, Oculos e WhatsApp. Após a mudança, o Facebook faz parte do grupo Meta como um dos produtos inclusos, mas não representa o nome da empresa controladora.
Essa alteração faz parte do planejamento da empresa de Mark Zuckerberg para o futuro. As redes sociais representam um papel importante, mas não serão o único foco da empresa: o desenvolvimento do metaverso, com experiências imersivas que vão além das telas dos apps, terá grande importância para os próximos anos. Em entrevista ao The Verge, Zuckerberg comentou que a companhia se divide em dois segmentos: “um para os aplicativos sociais e outro para as plataformas futuras”, explicou o CEO.
O que é o "metaverso"?
A ideia da criação de um metaverso é o grande objetivo da Meta. Esse conceito consiste em criar um ecossistema virtual colaborativo integrando as plataformas, produtos e ferramentas da empresa, de forma que as pessoas consigam compartilhar o mesmo espaço com diferentes tecnologias. Realidade virtual, realidade aumentada e óculos inteligentes são alguns dos recursos utilizados para isso acontecer.
O metaverso permitiria, em um mesmo ambiente, inserir jogos, interações sociais e ambiente de trabalho sem a limitação para uma tela 2D. E, nesses casos, a experiência seria imersiva, para que as pessoas pudessem participar da ação e não apenas visualizá-la. Para o desenvolvimento de hardware e software para realidade virtual e realidade aumentada, a empresa pretende investir US$ 10 bilhões em 2021.
O Canaltech tem um artigo completo detalhando o significado e tudo o já sabemos sobre o conceito metaverso:
Quem é o dono do Facebook?
O Facebook pertence à empresa Meta que, por sua vez, tem Mark Zuckerberg como CEO e figura central. Essa mudança empresarial é tão significativa que afeta até o próprio símbolo de ação da empresa na bolsa de valores: anteriormente conhecido como FB, será alterado para MVRS a partir do dia 1 de dezembro, em referência ao metaverso.
Fonte: Design at Meta, Meta, Meta Newsroom, The Verge