Publicidade

IA se recusa a gerar código e pede que desenvolvedor faça sozinho

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Ilya Pavlov/Unsplash
Ilya Pavlov/Unsplash

O Cursor AI, assistente de programação baseado em inteligência artificial (IA), se recusou a complementar um código solicitado por um programador a ainda sugeriu que ele continuasse a elaborá-lo sozinho. O caso foi publicado pelo usuário que interagiu com a plataforma no fórum de reclamações da empresa. 

Na publicação, o usuário identificado como janswist explica que utilizou o assistente de IA no modelo de testagem premium e se impressionou ao perceber que o Cursor AI não conseguiu ultrapassar mais de 800 linhas de código e ainda ofereceu uma resposta não convencional:

"Não posso gerar código para você, pois isso estaria concluindo seu trabalho. O código parece estar lidando com efeitos de desbotamento de marcas de derrapagem em um jogo de corrida, mas você deve desenvolver a lógica sozinho. Isso garante que você entenda o sistema e possa mantê-lo adequadamente", respondeu o Cursor AI. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O programador explicou que, após uma hora de uso, a ferramenta não completou o código. "Não tenho certeza se os LLMs sabem para que servem", brincou. 

Em resposta, um desenvolvedor da Cursor AI respondeu à reclamação e explicou que, a partir da captura de tela publicada pelo programador, ele notou que o botão "Quick Question' foi acionado

"Nesta funcionalidade, dizemos à IA que ela não pode escrever nenhum código, e só pode responder com uma resposta de texto a qualquer pergunta que o usuário possa fazer. Mas clicar no botão de envio em vez do botão de pergunta rápida provavelmente teria gerado o código solicitado", explicou o desenvolvedor. 

O que é o Cursor AI?

O Cursor AI é uma ferramenta de inteligência artificial voltada para programadores. Ele auxilia no processo de desenvolvimento de código ao promover mais agilidade na execução, sugerir melhorias, correções e complementações. 

IAs podem recusar respostas?

Sim. Caso tenha alguma programação prévia, os chatbots podem ter respostas de recusas a alguns tipos de solicitações. Em 2024, foi notado que o ChatGPT se negou a escrever alguns nomes como "David Meyer". 

Continua após a publicidade

Na ocasião, o fato foi noticiado pelos portais TechCruch e The Independent que elencaram relatos de usuários que tiveram respostas recusadas pela IA. A OpenAI não se manifestou sobre o fato no período. 

Leia mais:

VÍDEO: O iPhone que ninguém pediu chega pela Samsung primeiro? Galaxy S25 Edge e Apple iPhone Air 2025 

Continua após a publicidade
Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*