Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como saber se o ChatGPT está fora do ar

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Janeiro de 2024 às 13h00

Link copiado!

Matheus Bertelli/Pexels
Matheus Bertelli/Pexels

Existe uma forma oficial para descobrir se o ChatGPT está fora do ar: a ferramenta da OpenAI possui uma página de status que informa se algum serviço está instável ou passa por possíveis problemas no servidor.

Em alguns casos, o chatbot demora a responder um pedido por conta do alto tráfego de usuários, mas a lentidão também pode ser explicada por algum problema generalizado. Quando isso acontece, vale a pena recorrer ao site da OpenAI para entender se há algum problema mais grave.

Como ver se o ChatGPT está fora do ar pelo Status

Continua após a publicidade

Siga estes passos para usar a ferramenta:

  1. Acesse o site status.openai.com;
  2. Localize a aba “ChatGPT”;
  3. Verifique a cor do traço que representa o dia atual — se estiver amarela ou verde, significa que há um problema.

O que significa cada detalhe no Status da OpenAI?

A página com as atualizações em tempo real é dividida entre categorias que ajudam a sinalizar o histórico de problemas e descobrir qual é o nível da instabilidade atual, por exemplo. Entenda o significado de cada seção:

Sistemas

Logo ao abrir o site, já é possível ver quais plataformas da OpenAI estão com problemas — afinal, a empresa não administra somente o ChatGPT. Veja as diferenças:

  • API: representa as plataformas que incorporam alguma API da OpenAI, como o GPT-4 ou o DALL-E. Pode incluir os próprios sites da empresa, como o ChatGPT, ou ferramentas de terceiros que usam a tecnologia, como o MicrosoftCopilot;
  • ChatGPT: indica se há algum problema no site do ChatGPT. Plataformas externas que usam a API do GPT-4 não necessariamente são afetadas;
  • Labs: representa o estado da plataforma Labs, usada para acessar o gerador de imagens do DALL-E;
  • Playground: sinaliza problemas no acesso à plataforma da OpenAI para desenvolvedores.
Continua após a publicidade

Cores

Cada cor sinaliza o nível do problema ou da interrupção e segue um padrão comum de vários sites de monitoramento: verde significa que está tudo bem e vermelho sinaliza alguma situação grave.

A cor amarela representa “interrupção parcial”, ou seja, a instabilidade afeta um grupo de pessoas. Vermelho, por sua vez, representa “grande interrupção”, sinal de que o problema aparece para a maioria dos usuários e precisa ser resolvido com urgência.

Continua após a publicidade

Histórico de incidentes

Você também pode descobrir quando o ChatGPT ficou fora do ar com a seção de histórico do site. A plataforma lista todas as instabilidades que ocorreram nos últimos 14 dias e ainda permite entender com detalhes o que aconteceu. 

Além disso, quando a OpenAI publica algum problema, é possível acompanhar o processo para consertá-lo: normalmente, a empresa publica quando identifica, investiga, monitora e resolve a situação.

Continua após a publicidade

Outras maneiras para descobrir se está fora do ar

A página de status é um método oficial, mas e se até este site ficar fora do ar? Algumas alternativas ajudam a descobrir instabilidades, como o Downdetector (downdetector.com.br) e o Is It Down Right Now (isitdownrightnow.com): ambos os sites reúnem comentários da comunidade sobre algum problema com um serviço online específico e abordam o ChatGPT.

Além disso, você também pode recorrer ao X (antigo Twitter) para isso: jogue o nome do chatbot na busca e veja se mais usuários também reclamam do mesmo problema.