GPT-5? OpenAI vai lançar novo modelo de IA em 2024, diz CEO
Por Ricardo Syozi • Editado por Douglas Ciriaco |
Uma das principais empresas de inteligência artificial da atualidade, OpenAI está à todo vapor no desenvolvimento da próxima geração de sua tecnologia, pelo menos é o que afirma o CEO Sam Altman. Durante uma entrevista em um podcast, o empresário disse que a companhia vai lançar um novo modelo em 2024, mas que ele ainda não recebeu o devido nome. Além disso, quando questionado sobre um possível GPT-5, Altman simplesmente desviou das indagações.
Sam Altman fala sem dizer muito
A entrevista ocorreu no podcast de Lex Friedman, publicado na noite da segunda-feira (18). Por volta 1h05min de entrevista (vídeo abaixo), o anfitrião questionou o CEO sobre um possível GPT-5, cuja resposta veio com uma frase curta, mas um tanto quanto provocativa de Altman.
"Vamos lançar um novo modelo incrível este ano. Não sei como vamos chamá-lo", apontou o chefão da OpenAI. "Não sei, essa é a resposta honesta", concluiu.
No entanto, Friedman continuou a "cutucar a onça" com mais perguntas sobre o futuro da IA da companhia. De maneira sagaz, Sam Altman desviou a atenção das questões e se focou no que parece estar mais encaminhado para um futuro próximo.
"Vamos lançar nos próximos meses muitas coisas legais, que eu acho que vão ser muito legais, mas antes de falarmos de um modelo GPT-5, chamado assim ou não, acho que temos muitas coisas importantes para soltar primeiro", destacou o empresário.
GPT-4.5 Turbo e Sora vêm aí
Enquanto não há uma confirmação sobre um provável GPT-5, a OpenAI deve liberar logo o modelo 4.5 Turbo do GPT e a aguardada IA para criar vídeos Sora.
O primeiro teve seu vazamento na página da própria empresa, que destacou seu poder e promete "superar o antecessor em velocidade, precisão e escalabilidade”. Porém, ainda não há data de lançamento do bot.
Já a chegada do Sora ainda neste ano foi confirmada pela diretora de tecnologia da empresa, Mira Murati, que afirmou que a OpenAI tem a intenção de liberar a ferramenta em "poucos meses".
Como tudo ainda está no campo de especulação no que envolve o grande modelo de linguagem, não há nada muito concreto sobre o que o GPT-5 será capaz. Entretanto, o Canaltech preparou um artigo cheio de hipóteses sobre o que deve pintar no "ChatGPT-5".