Publicidade

GPT-5? OpenAI começa a treinar nova geração de IA

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Andrew Neel/Pexels
Andrew Neel/Pexels

Um sucessor do GPT-4 está a caminho: a OpenAI anunciou que começou a treinar recentemente o próximo grande modelo de IA da empresa. Em comunicado, a criadora do ChatGPT diz que o sistema “pode levar ao próximo nível de capacidades no caminho para a inteligência artificial geral (AGI)”. 

Ainda não existem detalhes adicionais sobre a tecnologia: o nome GPT-5 é frequentemente mencionado e faria sentido para indicar o salto de geração, mas não foi oficialmente confirmado pela OpenAI. Além disso, o processo de treinamento da IA é longo, então não existe uma janela de lançamento — um rumor já apontou para o terceiro trimestre deste ano, mas não há nada oficial e o prazo pode ser maior. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A informação veio com o anúncio de um novo Comitê de Segurança e Proteção na empresa, liderado por Bret Taylor, Adam D’Angelo, Nicole Seligman e o CEO Sam Altman. A nova equipe foi formada dias após a saída do cofundador e cientista-chefe da OpenAI, Ilya Sutskever, e o fim de um departamento voltado em evitar que as máquinas se tornassem mais poderosas que os humanos.

O novo comitê vai analisar os processos de segurança da OpenAI e desenvolver novas medidas nos próximos 90 dias, para depois apresentá-las ao Conselho de Diretores da companhia — a desenvolvedora não informou se o novo protocolo será aplicado no treinamento do modelo em questão.

O que esperar do próximo modelo da OpenAI?

A OpenAI é a empresa que costuma “puxar a fila” no mercado de IA generativa: o GPT-3.5 foi um marco no segmento, com a integração ao ChatGPT, e o GPT-4 tornou-se o modelo mais poderoso do mercado por muito tempo, usado como base nas comparações de modelos rivais de Google e Meta

Portanto, uma nova IA da empresa deve superar o desempenho atual do GPT-4 e criar um novo patamar a ser alcançado por todo o mercado de desenvolvimento de inteligência artificial. Isso pode significar uma janela de contexto maior para as respostas, mais fontes de informação para o grande modelo de linguagem (LLM), maior capacidade de raciocínio e menor risco de alucinações, por exemplo.

Vale lembrar que o modelo mais recente da empresa é o GPT-4o, anunciado na primeira quinzena de maio. A tecnologia chama a atenção pela multimodalidade e capacidade de conversar com usuário, foi liberada gratuitamente e virou alvo de polêmica por usar uma voz muito parecida com a da atriz Scarlett Johansson.