Voz similar a Scarlett Johansson no ChatGPT não foi proposital, diz jornal
Por Ricardo Syozi • Editado por Douglas Ciriaco |
A voz da IA chamada Sky do ChatGPT pode ter semelhanças com a atriz norte-americana Scarlett Johansson, mas parece que isso não foi intencional. Ao menos é o que indica o jornal estadunidense The Washington Post. Segundo a publicação, a escolha do estilo e de quem faria a voz do chatbot foi definida meses antes do contato da OpenAI com a protagonista do filme Viúva Negra.
- OpenAI revela IA capaz de clonar voz humana
- IA que clona vozes de celebridades é usada para a prática de crimes
- Scarlett Johansson processa Disney por lançamento de Viúva Negra no streaming
OpenAI nunca falou sobre a atriz durante o processo
Segundo a reportagem, a dona do ChatGPT fez uma chamada em 2023 à procura de atores com vozes de estilo “caloroso, envolvente e carismático”. Era necessário ter entre 25 e 45 anos e tinha que ser não-sindicalizado — mas não havia nenhuma menção sobre parecer com a atriz do longa-metragem Ela.
Além disso, o representante de quem fez a voz da Sky disse ao jornal que a OpenAI nunca falou sobre Johansson ou mencionou qualquer filme da atriz durante o processo de seleção e gravação da voz. Todas as decisões sobre o projeto das vozes da inteligência artificial teriam sido tomadas pela CTO da empresa, Mira Murati, sem nenhum envolvimento próximo do CEO da companhia, Sam Altman.
Vale lembrar que, segundo Scarlett Johansson, Altman entrou em contato com ela para oferecer a vaga da voz do ChatGPT em setembro do ano passado — mesmo mês em que as vozes da IA foram lançadas — mas que ela recusou o convite.
Atriz não sabia das similaridades
A Gerente de Produtos da OpenAI, Joanne Jang, disse ao jornal estadunidense que até hoje acha que as vozes de Scarlett Johansson e da atriz que deu vida à Sky não são parecidas.
Da mesma forma, a artista falou, através de seu representante, que ela simplesmente usou sua voz natural e que jamais havia sido comparada com a celebridade de Hollywood — o que faz com que toda a situação seja surpreendente.
Seja como for, a OpenAI decidiu suspender a Sky do ChatGPT por tempo indeterminado até solucionar qualquer problema envolvendo a IA e a polêmica situação.
Fonte: The Washington Post