Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

GPT-5 pode ser lançado no 3º trimestre de 2024, diz site

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Março de 2024 às 09h38

Link copiado!

Andrew Neel/Pexels
Andrew Neel/Pexels

O GPT-5 (provável nome do modelo sucessor do GPT-4, da OpenAI) enfim pode sair do papel e chegar ao público neste ano. O site Business Insider informa que a nova geração do modelo de linguagem já passa por testes com empresas parceiras e poderia ser lançada no meio deste ano, mais especificamente no terceiro trimestre.

Duas fontes ligadas à OpenAI foram ouvidas pela matéria original e teriam confirmado a informação. A criadora do ChatGPT teria mostrado uma versão de demonstração da tecnologia para parceiros e teve feedback positivo — um CEO que teve acesso à ferramenta teria dito que é “materialmente melhor” do que a antecessora.

Durante uma dessas apresentações, a desenvolvedora teria mostrado casos de uso do novo modelo com dados de cada empresa parceira, além de outras funções que ainda não foram lançadas, como uma função de usar agentes de IA para executar tarefas de forma autônoma.

Continua após a publicidade

Por outro lado, a matéria reforça que o GPT-5 ainda é treinado pela OpenAI e ainda vai passar por testes de segurança depois disso. Essa etapa poderia atrasar o lançamento, mas a expectativa é de que isso ocorra durante o verão dos EUA (inverno no Brasil), entre junho e setembro.

CEO já confirmou novo modelo em 2024

A notícia surge alguns dias após uma entrevista do CEO da OpenAI, Sam Altman, no qual ele afirma que a empresa vai lançar um novo modelo de IA “incrível” neste ano, mas não quis trazer o nome da novidade.

É bem provável que o modelo seja chamado de GPT-5 para seguir o padrão da empresa: os últimos lançamentos foram GPT-3, GPT-3.5 e GPT-4, todos com algumas variantes, como a versão Turbo. O GPT-4.5 inclusive já está a caminho e foi confirmado por um spoiler acidental da própria desenvolvedora.

Expectativas altas

A chegada do GPT-5 (ou qualquer outro nome para a nova geração) causaria um impacto gigantesco no mercado de inteligência artificial, especialmente no setor de grandes modelos de linguagem (LLM). A OpenAI praticamente deu o pontapé inicial para a distribuição de IA generativa com o ChatGPT com o GPT-3.5, no final de 2022, e se tornou a referência tecnológica do segmento.

O GPT-4, lançado em março do ano passado, foi o LLM mais avançado do mercado até então e serviu como base para comparar a performance de outros concorrentes, como o Gemini, do Google, e o Claude, da Anthropic. Assim, um lançamento da empresa novamente poderia ditar o ritmo do mercado com relação ao nível máximo de desempenho.

Continua após a publicidade

A OpenAI também prepara o lançamento da IA Sora, capaz de gerar vídeos realistas e em alta definição, para este ano.

Fonte: Business Insider