Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Gemini | Android Studio agora tem IA para criar códigos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Abril de 2024 às 18h07

Link copiado!

Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik

O Google anunciou uma integração da IA Gemini na plataforma Android Studio para auxiliar desenvolvedores na programação de aplicativos. A ferramenta é apresentada no formato de chatbot, no qual os programadores podem solicitar tarefas e enviar perguntas em texto com linguagem natural.

Segundo comunicado da companhia, “o Gemini pode ajudar desenvolvedores Android a gerar código, encontrar recursos relevantes, aprender práticas recomendadas e economizar tempo”.

Gemini no Android Studio

Continua após a publicidade

O Gemini está disponível para o Android Studio Jellyfish ou versões mais recentes da plataforma. Para ativar a IA, é necessário clicar em View > Tool Windows > Gemini.

No chat da ferramenta, os desenvolvedores podem fazer perguntas gerais ou apresentar problemas específicos na elaboração de um projeto. A IA lembra também do histórico da conversa, o que permite continuar na exploração de um tema.

Na página de apresentação do Gemini no Android Studio, o Google lista ainda algumas dicas e recomendações para interagir obter melhores resultados com a ferramenta. Entre elas estão:

  • Fazer descrições específicas, como usar determinadas bibliotecas, APIs ou abordagens;
  • Descrever a estrutura da resposta desejada, fundamental na geração de código;
  • Dividir solicitações complexas em uma série de perguntas mais simples.
  • Usar uma linguagem simples que o Gemini consiga entender;
  • Reformular a frase caso o Gemini não entenda sua pergunta;
  • Analisar as sugestões do Gemini antes de usá-las.

O Google destaca que o Gemini ainda é uma IA em fase experimental e pode cometer erros, inclusive na geração de linhas de programação.

“Gemini ainda é um experimento inicial e, às vezes, pode fornecer informações imprecisas, enganosas ou falsas enquanto as apresenta com confiança. Gemini pode fornecer um código em funcionamento que não produz a saída esperada ou que fornece um código que não é ideal ou não é o ideal ou está incompleto”, informa a companhia.

O Gemini no Android Studio já está disponível em mais de 180 países e territórios, incluindo o Brasil, com suporte ao idioma inglês.

Continua após a publicidade

Nas últimas semanas, o Google anunciou várias iniciativas e testes de integração do Gemini em seus serviços e produtos, incluindo no Gmail e no app para Android.