Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Gmail prepara IA Gemini para resumir e-mails no Android

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Abril de 2024 às 11h58

Link copiado!

Solen Feyissa/Unsplash
Solen Feyissa/Unsplash

O Gmail prepara uma nova integração com o Gemini para resumir mensagens automaticamente com o uso de inteligência artificial no app para Android. O recurso já existe na versão para navegadores, disponível no PC para inscritos no Google Workspace Labs, e em breve pode marcar presença nos celulares.

A novidade foi compartilhada pelo desenvolvedor Assemble Debug, conhecido por vazar novidades em produtos do Google. O aplicativo deve trazer um botão chamado “Resuma este e-mail” logo abaixo do título da mensagem, mas ainda não é possível ver a ferramenta em uso. 

Provavelmente, deve funcionar de forma parecida com a versão para navegadores: nela, o Gmail abre uma janela de conversa com o Gemini e cria uma lista com marcadores para destacar os principais tópicos mencionados no e-mail. Nesse caso, apenas assinantes do Gemini for Workspace (antigo Duet AI) têm acesso à função.

Continua após a publicidade

Por enquanto, a Gigante de Mountain View ainda não confirmou a chegada dos resumos de IA ao aplicativo móvel do Gmail. 

IA também vai sugerir respostas

Esse não é o único recurso do app do Gmail que vai usar a IA do Gemini: a plataforma também desenvolve um recurso para criar sugestões de respostas automaticamente. Após terminar de ler a mensagem, o Gemini mostra três opções diferentes de texto e agiliza a tarefa.

Além disso, o botão “Help me write”, que faz parte do programa Google Workspace Labs (ainda indisponível no Brasil), deve ganhar suporte a comandos de voz no app do cliente de e-mails — assim, o usuário poderia fazer um prompt sem a necessidade de digitar. 

Vale lembrar que o plano AI Premium, do Google One, possui uma integração do Gemini com o Gmail e o Documentos: é possível usar a ferramenta para gerar textos ou adaptar o tom de linguagem de uma mensagem já escrita. Por enquanto, a maioria dos recursos estão disponíveis somente na versão para PCs, mas a empresa deve trazer novidades para os celulares em breve.