Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Entrevista de 'Schumacher' via IA rende indenização de R$ 1,1 milhão

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Maio de 2024 às 15h49

Link copiado!

Azhar Zainal/Flickr/CC-2.0
Azhar Zainal/Flickr/CC-2.0

A revista alemã Die Aktuelle pagou uma indenização no valor de 200 mil euros (cerca de R$ 1,1 milhão em conversão direta) para a família do ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher por divulgar uma entrevista falsa gerada por IA que simulava o profissional. A publicação surgiu em abril do ano passado e o periódico trazia na capa uma foto com o alemão e a afirmação de que era a “primeira entrevista” desde o acidente de 2013. As informações são do portal de notícias alemão Übermedien.

Demissão e pagamento

Depois que a revista foi publicada, a repercussão negativa surgiu com velocidade. Isso porque a menção de que a entrevista foi feita por inteligência artificial aparece apenas no fim da publicação e podia acabar passando despercebida pelo leitor.

Continua após a publicidade

Em uma parte da falsa conversa, "Schumacher" afirma que está bem depois do acidente de esqui. “Estou muito melhor hoje do que estava anos atrás. Com a ajuda do meu time, posso até ficar em pé sozinho e dar alguns passos lentamente”, registra o chatbot. “Sempre espero que as coisas melhorem aos poucos. Claro que é possível que as coisas nunca mais sejam como eram antes da minha lesão, mas isso não me impede de continuar lutando”, finaliza.

A Funke-Mediengruppe, companhia que controla o periódico Die Aktuelle, pediu desculpas publicamente e ainda confirmou a demissão da editora-chefe Anne Hoffmann, que estava no cargo desde 2009 — o pagamento da indenização também foi feito pelo grupo.

Por fim, a marca liberou um comunicado através de sua diretora-executiva, Bianca Pohlmann, em que destaca os defeitos da publicação, que você pode conferir abaixo na íntegra:

Este artigo de mau gosto e enganoso nunca deveria ter aparecido. Ele não atende de forma alguma aos padrões do jornalismo que nós e nossos leitores esperamos de uma editora como a Funke. Como resultado da publicação deste artigo, as consequências pessoais serão imediatas. A editora-chefe Anne Hoffmann, que tem responsabilidade jornalística pelo jornal desde 2009, será demitida de suas funções.

Acidente ocorreu em 2013

O heptacampeão mundial de F1 sofreu um acidente de esqui na França em dezembro de 2013, mas seu estado clínico nunca foi amplamente divulgado por sua família. Em 2019, informações do jornal francês Le Parisien apontaram que o atleta havia sido internado para um tratamento com células-tronco, contudo, isso nunca foi confirmado pelos médicos e familiares do ex-piloto.

Em 2021, a Netflix lançou um documentário sobre Schumacher e o Canaltech o colocou na sexta posição entre os melhores filmes e séries sobre Fórmula 1.

Fonte: Übermedien