Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Elon Musk lança o Grok, um chatbot de IA com senso de humor

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Novembro de 2023 às 09h43

Link copiado!

Reprodução/xAI
Reprodução/xAI
Elon Musk

Elon Musk agora tem uma IA para chamar de sua: a xAI, empresa de inteligência artificial que pertence ao bilionário, revelou o chatbot Grok no último sábado (4). A ferramenta funciona como o ChatGPT e outras ferramentas do ramo, é inspirada na série O Guia do Mochileiro das Galáxias, consegue responder às perguntas com sarcasmo e será disponibilizada aos assinantes do X Premium nos próximos meses.

Em comunicado oficial, a empresa reforça que o Grok foi treinado para responder com um pouco de sagacidade e rebeldia, então as respostas devem variar do estilo mais formal de outras IAs generativas. Além disso, é capaz de oferecer sugestões de perguntas para quem tem dificuldade em iniciar as conversas.

O Grok usa o modelo de linguagem Grok-1, desenvolvido nos últimos quatro meses — vale lembrar que a xAI foi oficialmente anunciada apenas em julho deste ano. Nos testes de performance, o modelo foi submetido a provas de matemática, teste de Python e uma prova multidisciplinar com perguntas de múltipla escolha.

Continua após a publicidade

Os resultados foram positivos, segundo a companhia de Musk, com desempenho melhor do que o GPT-3.5 (usado na versão gratuita do ChatGPT) e o LLaMa 2, da Meta. A ferramenta, porém, ainda fica atrás de outros concorrentes mais fortes, como GPT-4, Palm 2 (Google) e Claude 2 (Anthropic).

De acordo com a xAI, o Grok usa informações em tempo real obtidas pelo X (antigo Twitter) — a rede social já informou que usa os dados públicos no treinamento de IA.

IA com uma pitada de Elon Musk

Tal pai, tal filho: o Grok é treinado para oferecer respostas “sem filtro” e com forte senso de humor, algo que parece fortemente inspirado na maneira em que o próprio Elon Musk usa o X.

O bilionário aproveitou a onda de lançamento para publicar algumas amostras da ferramenta: no primeiro caso, mostrou uma resposta a um prompt que perguntava como produzir cocaína. O bot cria uma resposta irônica e diz que vai “encontrar a receita para produzir cocaína caseira”, mas depois informa que a ação é perigosa, ilegal e não recomendada.

Normalmente, outros chatbots vão direto ao ponto e informam que não podem responder ao pedido.

Outro exemplo reforça a capacidade de procurar por informações em tempo real. Em uma pergunta sobre notícias recentes sobre o fundador da FTX condenado por fraude com criptomoedas, Sam Bankman-Fried, o Grok traz as atualizações mais recentes e adiciona um pouco de ironia: “e pensar que tudo isso poderia ser evitado se ele não tivesse roubado bilhões de dólares de clientes da FTX”, informa a IA.

Continua após a publicidade

Ainda em acesso antecipado

O protótipo do Grok foi liberado para um número limitado de testadores nos EUA e atualmente possui uma lista de espera no país para pessoas interessadas — é possível, entretanto, registrar um e-mail no site grok.x.ai para ser avisado quando a novidade estiver disponível por aqui. Por outro lado, Elon Musk já confirmou que a inteligência artificial fará parte do X Premium+, novo plano de assinatura da rede social.