Publicidade

Desenvolvedores não codificarão mais em 2 anos, diz CEO da Amazon Web Services

Por  | 

Compartilhe:
Christina @ wocintechchat.com/Unsplash
Christina @ wocintechchat.com/Unsplash
Tudo sobre Amazon

Em um encontro interno realizado em junho, o CEO da Amazon Web Services (AWS), Matt Garman, compartilhou sua visão sobre o impacto da inteligência artificial no trabalho dos desenvolvedores de software. Em uma gravação vazada do evento, obtida pelo Business Insider, Garman sugeriu que, dentro de aproximadamente dois anos, a codificação poderá deixar de ser a principal atividade dos desenvolvedores, que precisarão focar mais na inovação e na criação de produtos finais.

"Se olharmos daqui a 24 meses, ou algum tempo no futuro, é possível que a maioria dos desenvolvedores não esteja mais codificando", afirmou Garman.

Ele destacou que a codificação é apenas uma linguagem usada para se comunicar com computadores e que a verdadeira habilidade dos desenvolvedores reside na capacidade de inovar e criar soluções que atendam às necessidades dos usuários finais.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Mudança no trabalho dos desenvolvedores

Essa mudança no papel dos desenvolvedores, segundo Garman, exigirá uma maior conexão com as demandas dos clientes e com o produto final que está sendo desenvolvido, em vez de simplesmente escrever código.

"Cada um de nós terá que se sintonizar mais com o que os nossos clientes precisam e com o que realmente estamos tentando construir", disse o CEO da AWS.

Apesar das implicações das suas declarações, Garman deixou claro que suas palavras não eram um alerta sobre a extinção da profissão, mas sim um conselho para que os desenvolvedores se adaptem e aproveitem as novas oportunidades proporcionadas pela IA.

Segundo o executivo, a AWS está empenhada em ajudar seus funcionários a adquirir novas habilidades e a se familiarizarem com as tecnologias emergentes para que possam aumentar sua produtividade com o auxílio da IA.

Uma porta-voz da AWS, chamada Aisha Johnson, reforçou essa visão em uma declaração ao Business Insider, afirmando que Garman estava destacando as oportunidades para os desenvolvedores "fazerem mais do que fazem hoje" com as novas ferramentas de IA.

Johnson acrescentou que a visão do CEO é de que a AWS continuará a simplificar o trabalho pesado e repetitivo, permitindo que os desenvolvedores concentrem suas habilidades e energia no trabalho mais inovador.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que empresas como Google e Meta também oferecem soluções de IA para criar códigos e acelerar o trabalho de programadores.

Veja mais notícias do Canaltech:

Fonte: Business Insider