Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

ChatGPT vai poder salvar informações personalizadas a seu respeito

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Julho de 2023 às 11h45

Link copiado!

Pexels/Matheus Bertelli
Pexels/Matheus Bertelli

A OpenAI lançou um novo recurso em fase Beta para assinantes do ChatGPT Plus que permite que o chatbot salve instruções personalizadas a respeito do usuário. O objetivo é fazer com que a ferramenta forneça respostas melhores e mais direcionadas ao perfil de cada pessoa.

A função está sendo liberada como um teste opcional para assinantes em todos os territórios em que a ferramenta está disponível, com exceção do Reino Unido e da União Europeia.

Como funcionam as instruções personalizadas

Continua após a publicidade

As instruções personalizadas permitem que o ChatGPT conheça mais sobre você e considere informações pessoais ao gerar respostas para as suas solicitações.

De acordo com a OpenAI, responsável pela ferramenta de IA generativa, o ChatGPT até o momento não era capaz de aprender sobre você pois “esquecia” o seu histórico ao abrir uma nova conversa.

Com as instruções personalizadas, é possível dar parâmetros para o chatbot que devem ser aplicados em todas as conversas entre você e a IA.

Continua após a publicidade

Informações contextualizadas

Por exemplo, um desenvolvedor pode informar qual a linguagem de programação em que trabalha para que todas as solicitações de códigos sejam escritos naquela linguagem. Uma pessoa com restrição alimentar pode especificar quais itens não pode comer antes de pedir por receitas, e o chatbot vai considerar esse dado ao gerar as próximas respostas.

O recurso, segundo a OpenAI, está em fase Beta pois precisa ser aperfeiçoado antes de ser disponibilizado para todos os usuários. De acordo com a companhia, o chatbot ainda não consegue diferenciar as solicitações para saber quando as instruções personalizadas devem ser consideradas ou não. Nesse caso, o ChatGPT pode gerar erros como tentar escrever uma receita sem lactose em um formato de código de programação.

Entre as medidas de segurança que a OpenAI promete com as instruções personalizadas estão a impossibilidade de contornar os termos legais e éticos — que impedem que a ferramenta forneça respostas discriminatórias, preconceituosas ou criminosas, por exemplo —, além de remover qualquer dados de identificação pessoal das instruções e solicitações na plataforma.

Continua após a publicidade

Com essa nova função, a OpenAI visa tornar o chatbot uma ferramenta mais prática e rápida para atender às solicitações dos usuários. Enquanto isso, um estudo realizado por universidades dos EUA sugere que o ChatGPT está pior com o passar do tempo.