Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Alexa completa 1 ano no Brasil: veja as perguntas mais feitas à IA da Amazon

Por| 05 de Novembro de 2020 às 16h15

Link copiado!

Reprodução/Amazon
Reprodução/Amazon
Tudo sobre Amazon

A Alexa celebra um ano de presença no Brasil nesta sexta-feira (6) e a Amazon comemora a data com uma série de números da assistente virtual no país, que já faz parte da vida de muitos brasileiros.

No Brasil, a ineligência artificial chegou junto com o Amazon Music, e cinco anos depois do lançamento inicial nos Estados Unidos. No início, a Alexa possuía 300 skills no país, e atualmente o número já saltou para mais de 1.400, crescimento de mais de 400%.

“Quando lançamos a Alexa aqui no Brasil, em 2019, ela já veio muito mais poderosa e conectada que a lançada em 2014 nos Estados Unidos, herdando toda a evolução de seus primeiros cinco anos”, contou o gerente de Alexa na Amazon Brasil Ricardo Garrido, que ainda disse estar satisfeito com o desempenho da assistente virtual no país durante os primeiros 12 meses.

Continua após a publicidade

Bom dia, boa noite e que horas são

Os brasileiros utilizam a Alexa, principalmente, para dar bom dia e boa noite, além de perguntar sobre as horas e o clima. Mas também gostam de testar funções diferentes, como pedir para a assistente contar uma piada ou imitar a voz do apresentador Silvio Santos.

Veja abaixo as perguntas mais feitas para a Alexa em português brasileiro:

Continua após a publicidade
  1. “Alexa, bom dia!”: mais de 9 milhões de vezes;
  2. “Alexa, que horas são?”: mais de 9 milhões.
  3. “Alexa, conta uma piada?”: mais de 4,5 milhões de vezes;
  4. “Alexa, como está o tempo?”:mais de 3,5 milhões de vezes;
  5. “Alexa, boa noite”: mais de 3 milhões de vezes;
  6. “Alexa, imita o Silvio Santos?”: mais de 400 mil vezes.

A Amazon destacou que pedidos para tocar música também são bastante populares, e os usuários brasileiros pediram para ela cantar músicas especiais como samba de Carnaval, rap e ‘Alexa, o Musical’ mais de 8 milhões de vezes. “Alexa, tocar sertanejo” e “Alexa, tocar funk” foram os pedidos de música mais solicitados para a assistente virutal no Amazon Music.

Entre as skills mais utilizadas estão o Cookpad, que ajudou os usuários com mais de 350 mil receitas, Show do Milhão, requisitado também mais de 350 mil vezes, a skill da Galinha Pintadinha foi acionada mais de 100 mil vezes e as skills de horóscopo foram abertas mais de 50 mil vezes, segundo a Amazon.

Bom lembrar que, no Brasil, a Alexa também está integrada em dispositivos Echo, chegou ao Fire TV Stick, e é compatível com diversos produtos de casa conectada de marcas diversas, como Positivo, Philips, Samsung, Multilaser, Roomba e outras. E possui app gratuito para smartphone, que também permite controlar lâmpadas, câmaras de segurança e dispositivos IoT.

Continua após a publicidade

Prêmio Alexa de Acessibilidade

E para ajudar pessoas com deficiência a terem mais acesso por meio da tecnologia, a Amazon anunciou o Prêmio Alexa de Acessibilidade, que tem como objetivo incentivar desenvolvedores a criarem mais skills inclusivas. De acordo com a empresa, já há centenas de habilidades certificadas para participar do concurso, feito em parceria com AACD, Instituto Jô Clemente e Fundação Dorina Nowill para cegos.

O prazo para inscrições vai até o dia 17 de dezembro. Mais informações em www.premioalexa.com.br.