Bing lança 2 novos recursos de IA e fica mais parecido com o Google
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |
A Microsoft lançou uma atualização para o Bing Chat que deve dar mais contexto para as respostas da inteligência artificial. A novidade inclui o Knowledge Cards 2.0, que deve funcionar como os populares Painéis do Conhecimento do Google, e também "Stories" gerados por IA.
- CEO da OpenAI diz que Elon Musk "é um idiota" que se importa com o futuro
- Bing Image Creator deve ser liberado a todos nesta quinta (23)
Cartões de conhecimento do Bing
Os Cartões do Conhecimento 2.0 vão aparecer no lado direito da página de resultados do Bing e trarão uma visão mais aprofundada sobre os tópicos buscados. A ideia é usar o GPT-4 para responder brevemente a uma pergunta ou apresentar detalhamentos para um assunto, sem que a pessoa precise acessar a guia do Bing Chat.
Diferentemente do rival, que extrai dados dos sites, no buscador da Microsoft os resultados serão gerados pela IA. Isso pode significar alguns erros na fase inicial, mas que seriam aprimorados conforme o feedback dos usuários sobre a utilidade das informações.
Stories e aumento de limites
Uma parte inédita e bastante interessante será o uso de "Stories" para acompanhar as caixas de texto. O Bing poderá exibir imagens, vídeos e textos sobrepostos para adicionar ainda mais contexto ao mecanismo de pesquisa.
O Google já tem uma ferramenta semelhante, mas ela só é exibida no celular e associada aos sites — depende da página produzir neste formato para o Discovery. No caso do Bing, não está claro se o desktop também seria contemplado, mas haverá a vantagem de o conteúdo ser automatizado pela IA.
O Bing também promoveu algumas mudanças menores, como a facilitação da cópia do texto do bate-papo do aplicativo móvel Bing no iOS. Segundo os desenvolvedores, foi otimizada a detecção de voz no app (Android e iOS) para que as mensagens não sejam enviadas antes de você terminar de falar.
As sessões de bate-papo com o Bing Chat tiveram o limite diário ampliado de 15 para 20 turnos. O vice-presidente da equipe de crescimento e distribuição do Microsoft Bing, Michael Schechter, confirmou por um tuíte que a empresa também começou a testar o limite de bate-papo para 200 respostas por dia.
Quando chegam os Knowledge Cards 2.0?
Na fase inicial, os Cartões do Conhecimento 2.0 serão exibidos em português, inglês, francês, japonês, alemão, espanhol, russo, holandês, italiano, polonês e árabe. Futuramente, há planos para expandir para mais idiomas, conforme o avanço da tecnologia.
A liberação deve começar já a partir desta semana, de maneira gradual, para os usuários do Bing. Se a sua conta não foi contemplada ainda, o jeito é aguardar até a efetiva implementação, que não deve demorar.
O desembarque do recurso mostra que a Microsoft não está comprometida apenas em desenvolver a parte de conversas do Bing, mas dar uma utilidade prática para o chatbot inteligente. O objetivo no médio prazo é entregar uma solução igual ou ainda mais completa que o Google, cuja solução de IA — Bard — ainda está em fase de testes fechados.
Aliás, a criadora do Windows tem muito o que comemorar, afinal ela teve um aumento significativo de usuários diários nos últimos dois meses. Não é nada que ameace o reinado do Google de imediato, porém é uma tendência que precisa ser analisada pelo rival com brevidade, caso contrário pode ser tarde demais.