Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pequim libera carros completamente autônomos nas ruas pela 1ª vez

Por| 07 de Dezembro de 2020 às 23h20

Link copiado!

Divulgação/Apollo
Divulgação/Apollo

No Brasil, a Baidu acabou ganhando uma imagem bastante negativa por conta de sua polêmica estratégia para disseminar seus softwares — eles eram instalados junto com outros programas, o que gerava certa ira por parte dos internautas. O que poucos sabem é que, em sua terra natal, a companhia chinesa é uma gigante do mercado de tecnologia, atuando não apenas no campo de aplicativos, mas também de hardware e outras ciências

A mais nova conquista da marca foi receber o aval de Pequim para testar cinco de seus táxis autônomos nos centros urbanos da cidade, que nunca havia liberado essa experiência. Os carros fazem parte do projeto Apollo e são equipados com uma série de sensores, incluindo um LiDAR, dois GPS, quatro câmeras (frontal, laterais e traseira) e dois radares distintos. Tudo isso é empregado para detectar outros veículos, faixas de rodagem e eventuais obstáculos.

Vale a pena observar que as regras de Pequim para uso de carros autônomos são bastante rígidas — empresas interessadas em testar a tecnologia precisam garantir que seus carros cumprem uma série de requisitos técnicos, tenham rodado pelo menos 30 mil quilômetros em estradas e sejam aprovados em um teste próprio em um circuito fechado. Os modelos do projeto Apollo concluíram todas as tarefas.

Continua após a publicidade

Os carros autônomos do Apollo, por enquanto, contam com um piloto para tomar conta do volante em situações emergenciais — porém, a ideia da Baidu é retirar a intervenção humana gradativamente, dispondo apenas de um controlador remoto que operará o automóvel via conexão 5G caso seja necessário.

Fonte: Engadget