Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Honda promete produção em massa de carros autônomos 'nível 3' para 2021

Por| 12 de Novembro de 2020 às 15h30

Link copiado!

Asian Nikkei
Asian Nikkei

Os carros autônomos estão em constante desenvolvimento e as empresas gastam bilhões para aperfeiçoarem seus projetos, que ainda estão longe de serem 100% seguros. No entanto, algumas montadoras já possuem produtos de sucesso, o que permite, ao menos, que tenhamos mais segurança, sobretudo em momentos de distração. Com isso em vista, a Honda já promete que tenhamos mais acesso a esse tipo de veículo já no ano que vem.

Em um anúncio oficial nessa última quarta-feira (11), a gigante japonesa informou que passará a produzir, de maneira massificada, veículos com sistemas autônomos no nível 3, ou seja, aqueles em que você pode permitir manobras, frenagens e acelerações sem a necessidade de estar com total controle sobre eles. 

A escala, que vai de 0 a 5, indica o nível de direção autônoma que o veículo pode ter. A ideia da Honda é fazer com que um de seus sedãs, o Honda Legend, seja fabricado no ano que vem com toda essa tecnologia embarcada, uma vez que a empresa já conta com a aprovação do governo japonês para essa implementação.

Continua após a publicidade

Chamada de "Traffic Jam Pilot", essa tecnologia proprietária da Honda recebeu uma certificação das autoridades japonesas, já que, em seus testes, foi observada uma queda brusca em acidentes e mais proteção aos motoristas. “Espera-se que os carros autônomos desempenhem um grande papel na redução de acidentes de trânsito, no fornecimento de transporte para os idosos e na melhoria da logística”, disse Kazuyoshi Akaba, Ministro de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão.

Aqui no Canaltech, entre os veículos testados, o que mais se aproximou dessa realidade foi o SUV compacto da Volvo, o XC40 T5 R-Design, em sua versão híbrida plug-in topo de linha. Esse carro é capaz de corrigir falhas de direção em caso de distração, frenar automaticamente, corrigir a rota em caso de saída de faixa e executar o piloto automático adaptativo.

Fonte: Reuters