Publicidade

Motorola treina funcionários brasileiros no metaverso

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Divulgação/Motorola
Divulgação/Motorola
Tudo sobre Motorola

A Motorola usou o metaverso para treinar suas equipes de vendas no Brasil. Segundo a companhia, colaboradores de várias partes do país estiveram no treinamento virtual sobre o Motorola Edge 30 Pro, aparelho mais recente da empresa. Além dos vendedores, participaram da ação promotores e a equipe interna da fabricante de celulares.

Para acessar o metaverso, a Motorola ofereceu duas possibilidades: pelo computador tradicional ou com o auxílio de óculos de realidade virtual. Como nem todos têm acesso aos headsets, ainda caros e difíceis de serem encontrados no varejo, o notebook foi uma solução barata para participar do evento.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Obviamente que a experiência com os óculos de RV foi muito mais imersiva do que o controle por teclado e mouse. Os participantes puderam "entrar de cabeça" na capacitação graças aos comandos acionados por controles sem fio e a sensação de estar no metaverso.

Cada participante foi representado por um avatar com suas características físicas. No mundo virtual, eles podiam interagir, fazer perguntas e perambular pelo local. A Motorola não revelou qual software usou para realizar o evento, mas parece ser o Horizon Worlds, da Meta (antigo Facebook).

Experiência positiva no metaverso

A Motorola explicou que o feedback dos colaboradores foi bastante positivo. "Todos adoraram a novidade, e alguns até mencionaram que se sentiram em um treinamento 'presencial'. Fizemos uma avaliação de absorção de conhecimento e tivemos uma média geral superior a 80%, o que é extremamente satisfatório”, explicou a chefe de Trade Marketing da Motorola, Tatiane Bernardazzi.

A executiva explica que essa será uma tendência da companhia, para integrar os ambientes físicos e digitais. "Ações de treinamento, ativações de lançamentos, campanhas e muitas outras frentes poderão ser implementadas no metaverso, e estamos trabalhando para isso”, conclui.

Esse é mais um exemplo de iniciativa voltada para ambientar funcionários ao mundo digital apontado como o futuro das relações trabalhistas. Muitas companhias apostam no metaverso como uma solução para aproximar colaboradores fisicamente distantes no mundo real, além de ter como trunfo todas as vantagens de um mundo virtual, como ferramentas de comunicação e acesso rápido a dados.