Google já fornece internet por balões para 100 mil pessoas em Porto Rico

Por Redação | 13 de Novembro de 2017 às 09h03
Tudo sobre

Alphabet

Saiba tudo sobre Alphabet

Ver mais

Porto Rico foi um dos locais mais devastados pela passagem do furacão Maria em setembro de 2017. A reconstrução da ilha, que é território norte-americano, vem sendo feita ao longo dos últimos meses, sempre com muito apoio de empresas privadas. A Tesla, por exemplo, está fornecendo eletricidade a partir de painéis solares e miniusinas de energia para hospitais públicos.

Outra empresa americana que está contribuindo na reconstrução da nação porto-riquenha é a Alphabet, dona da Google. Através de sua subsidiária X, a empresa está fornecendo internet móvel através de balões do Project Loon posicionados na atmosfera.

Depois de ter sido autorizada pela FCC, a Anatel dos Estados Unidos, a levar seu projeto para reconstruir as linhas de telecomunicações em Porto Rico, a X começou a colocar os balões nos céus da ilha há menos de um mês. Com eles, ela consegue fornecer internet móvel LTE para clientes das operadoras AT&T e T-Mobile.

Agora, no última quinta-feira (09), a Alphabet divulgou que aproximadamente 100 mil pessoas estão sendo servidas pelo sistema de telecomunicações via balões. É a primeira vez que o Project Loon alcança um número tão expressivo de pessoas, e uma quantidade tão grande de balões lançados a atmosfera, em um ritmo tão rápido.

Porém, nem tudo são flores. As constantes variações de vento na ilha têm sido uma preocupação para a garantia de conectividade dos balões, que são controlados via computador e algoritmos capazes de antever as correntes de vento e manter a navegação no rumo necessário para não haver interrupção nos serviços. Cada balão cobre uma área de 5.000 quilômetros quadrados.

Fonte: PCMag

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.