Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google é autorizada a fornecer internet usando o Project Loon em Porto Rico

Por| 09 de Outubro de 2017 às 11h40

Link copiado!

Google é autorizada a fornecer internet usando o Project Loon em Porto Rico
Google é autorizada a fornecer internet usando o Project Loon em Porto Rico
Tudo sobre Google

Ainda que existam diversas iniciativas de grandes empresas de tecnologia para expandir o alcance da internet em lugares remotos por meio de equipamentos aéreos, muitos desses projetos nem chegaram a ver a luz do dia devido a problemas de regulamentação e outras questões burocráticas.

Porém, a Google conseguiu dar um grande passo adiante com o Project Loon, que recentemente foi autorizado pela FCC, correspondente norte-americana à Anatel, para restaurar a rede móvel em locais de Porto Rico que foram afetados pelo furação Maria.

O Project Loon, criado pela X, subsidiária da Alphabet, visa a implementação de balões não-tripulados em áreas onde a conectividade com a internet não pode chegar pelas formas convencionais. Em março, o projeto auxiliou os esforços de socorro no Peru nos incidentes causados pela inundação de diversas regiões do país.

Agora, com o aval da FCC, o Project Loon oferecerá um serviço de rede LTE temporário com o auxílio de uma operadora de telefonia local. Os planos incluem a utilização de 30 balões, além de equipamentos que serão posicionados estrategicamente em terra para restaurar a conectividade na região.

Continua após a publicidade

É evidente que neste momento os porto-riquenhos enfrentam privações muito mais graves de moradia, alimentação e outras necessidades básicas, mas não podemos negar a importância de uma rede de comunicações em uma situação crítica como esta, principalmente se levarmos em conta que 83% de toda a região de Porto Rico está sem acesso à rede móvel e à internet.

Fonte: SlashGear