Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Engenheiros recriam Holodeck de Star Trek com ChatGPT

Por| Editado por Luciana Zaramela | 17 de Abril de 2024 às 09h51

Link copiado!

Wonderlane/Unsplash
Wonderlane/Unsplash

Mais um integrante para a lista de tecnologias de Star Trek que já existem: engenheiros da Universidade da Pensilvânia (EUA) usaram ChatGPT para recriar o famoso Holodeck, dispositivo da franquia que simulava cenários imersivos, usados para treinamento. 

Os detalhes desse novo Holodeck com ChatGPT serão apresentados no 2024 IEEE/CVF Computer Vision and Pattern Recognition Conference, em junho, mas já há um artigo sem revisão publicado na arXiv

A tripulação da USS Enterprise utiliza o Holodeck para se preparar para missões, simulando desde selvas até cenários urbanos, como Londres. Os ambientes são personalizáveis com o uso da linguagem, de modo que seja necessário apenas pedir ao computador para gerar um ambiente para que ele apareça.

Continua após a publicidade

Atualmente, ambientes virtuais interativos também são usados ​​para treinar robôs antes da implantação no mundo real. E é justamente essa a proposta do novo Holodeck — inclusive batizado com esse nome mesmo, em homenagem à tecnologia da série.

O novo Holodeck

O novo Holodeck funciona da seguinte forma: para gerar uma gama virtualmente ilimitada de ambientes internos, a tecnologia utiliza IA e interpreta as solicitações dos usuários. Isso quer dizer que é possível usar a linguagem para controlá-lo. Basta descrever o ambiente que desejar.

Conforme explica um comunicado da Universidade, o Holodeck envolve um grande modelo de linguagem (LLM) em uma conversa, construindo um ambiente virtual peça por peça.
 
Para avaliar as habilidades do ambiente virtual, em termos de realismo e precisão, os pesquisadores geraram 120 cenários usando o Holodeck e uma outra ferramenta chamada o ProcTHOR, e pediram a estudantes que indicassem sua versão preferida, sem saber quais cenas foram criadas por quais ferramentas. De modo geral, os ambientes gerados pelo Holodeck foram mais aceitos.

Continua após a publicidade

A próxima parte do estudo foi usar o Holodeck para ajudar os robôs a interagirem com o ambiente de forma mais segura, preparando-os para habitar lugares "onde nenhum homem jamais esteve".

O grupo responsável parece satisfeito com os resultados dessa nova tecnologia inspirada em Star Trek. "Gerar com eficiência muitos ambientes para treinar robôs sempre foi um grande desafio, mas o Holodeck fornece essa funcionalidade", ponderam os pesquisadores. 

Fonte: University of PennsylvaniaarXiv