Engenheiros recriam Holodeck de Star Trek com ChatGPT
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
Mais um integrante para a lista de tecnologias de Star Trek que já existem: engenheiros da Universidade da Pensilvânia (EUA) usaram ChatGPT para recriar o famoso Holodeck, dispositivo da franquia que simulava cenários imersivos, usados para treinamento.
- Star Trek: há mais de 50 anos audaciosamente indo aonde ninguém jamais esteve
- Convivendo com Robôs | Simbiose entre humanos e máquinas só aumenta
Os detalhes desse novo Holodeck com ChatGPT serão apresentados no 2024 IEEE/CVF Computer Vision and Pattern Recognition Conference, em junho, mas já há um artigo sem revisão publicado na arXiv.
A tripulação da USS Enterprise utiliza o Holodeck para se preparar para missões, simulando desde selvas até cenários urbanos, como Londres. Os ambientes são personalizáveis com o uso da linguagem, de modo que seja necessário apenas pedir ao computador para gerar um ambiente para que ele apareça.
Atualmente, ambientes virtuais interativos também são usados para treinar robôs antes da implantação no mundo real. E é justamente essa a proposta do novo Holodeck — inclusive batizado com esse nome mesmo, em homenagem à tecnologia da série.
O novo Holodeck
O novo Holodeck funciona da seguinte forma: para gerar uma gama virtualmente ilimitada de ambientes internos, a tecnologia utiliza IA e interpreta as solicitações dos usuários. Isso quer dizer que é possível usar a linguagem para controlá-lo. Basta descrever o ambiente que desejar.
Conforme explica um comunicado da Universidade, o Holodeck envolve um grande modelo de linguagem (LLM) em uma conversa, construindo um ambiente virtual peça por peça.
Para avaliar as habilidades do ambiente virtual, em termos de realismo e precisão, os pesquisadores geraram 120 cenários usando o Holodeck e uma outra ferramenta chamada o ProcTHOR, e pediram a estudantes que indicassem sua versão preferida, sem saber quais cenas foram criadas por quais ferramentas. De modo geral, os ambientes gerados pelo Holodeck foram mais aceitos.
A próxima parte do estudo foi usar o Holodeck para ajudar os robôs a interagirem com o ambiente de forma mais segura, preparando-os para habitar lugares "onde nenhum homem jamais esteve".
O grupo responsável parece satisfeito com os resultados dessa nova tecnologia inspirada em Star Trek. "Gerar com eficiência muitos ambientes para treinar robôs sempre foi um grande desafio, mas o Holodeck fornece essa funcionalidade", ponderam os pesquisadores.
Fonte: University of Pennsylvania, arXiv