Digital Humans - Você está preparado?

Por Alessandra Lippel | 17 de Março de 2020 às 09h13
wow festival de inovação

Nessa minha vida sem nem um tempinho livre pra chamar de meu, ia ser uma mão na roda. Aliás? Quanto custa? Tem desconto se levar dois?

A gente brinca com essa ideia de ter um clone nosso pra ganharmos tempo e quando achamos que era só mais uma brincadeira, as novas tecnologias chegam atropelando nossa ingênua percepção de que essas coisas não passam de ficção científica. Hoje no mundo há pelo menos 5 empresas que estão desenvolvendo avatares digitais para diferentes finalidades entre elas a Soul Machines e a Samsung.

A Soul Machines, por exemplo, tem um estúdio que desenvolve avatares para empresas, conectados a uma inteligência artificial. É como se fosse possível conversar com a Alexa da Amazon “cara a cara”, onde você veria suas expressões e ela as suas.

O fato é que estes avatares digitais estão cada vez mais fáceis de serem feitos e muito provavelmente cada um de nós terá pelo menos um deles nos próximos 5 anos. No lado negro da força já é possível gravar sua imagem para se fazer passar por outra pessoa, ou seja, a mesma tecnologia que permite que você esteja fisicamente em São Paulo dando uma palestra no Japão é a mesma que pode manipular vídeos em tempo real, numa espécie de photoshop 3D capaz de produzir fake vídeos muito sofisticados

Novas formas de comunicação estão chegando e se combinarmos tudo isso à realidade virtual poderemos chegar ao ponto onde ao invés de fazer um videocall com a minha filha que estuda em San Diego, eu poderei bater um papo com ela como se estivéssemos na mesma sala.

Minha percepção é que essa tecnologia vai avançar mais rápido do que outras que dependem de hardwares mais eficientes ou mesmo infraestrutura 5G, mas é claro que máquinas mais potentes e uma internet com menos latência vai acelerar o processo ainda mais.

O que você delegaria para o seu eu digital?

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.