Publicidade

Tendência 2020: Silêncio é o novo Luxo

Por| 10 de Dezembro de 2019 às 07h20

Link copiado!

Tendência 2020: Silêncio é o novo Luxo
Tendência 2020: Silêncio é o novo Luxo

Quanto você pagaria pra ter mais silêncio no seu dia a dia? Assim como o tempo e a atenção, o silêncio está se tornando uma mercadoria cada vez mais valorizada e, por consequência, negócios inteiros estão sendo construídos tendo o silêncio como principal diferencial. Atualmente, cerca de 4,2 bilhões de pessoas vivem em cidades e até 2050, um total de 68% da população mundial viverá em áreas urbanas. A gente sabe como a poluição do ar afeta nossa saúde, mas e a poluição sonora?

Você vai se surpreender com a quantidade de problemas de saúde que podem causados por excesso de barulho. Preparado para a lista? Alterações do aparelho circulatório, digestivo ou muscular; alterações no sono e no sistema nervoso; distúrbios do equilíbrio; dores de cabeça; problemas psicológicos; mudanças de humor; ansiedade; irritabilidade; queda no rendimento de trabalho e estudo, devido à dificuldade de concentração.

Os escritórios “open spaces” (espaços abertos), promovem a socialização e troca de ideias mas são um tormento pra quem pretende realizar uma tarefa que exige concentração. Conversas paralelas, zum zum zum pelos corredores, e até barulhos de equipamentos acabam criando uma sobrecarga mental que pesa no longo prazo.

Recentemente fiz um post no Instagram do @limão_ou_limonada que contava a história dos cubículos, aquele tipo de mobiliário da década de 80 que isolava as pessoas em baias. Fiquei completamente surpresa com as centenas de comentários de pessoas que preferiam aquele modelo de escritório ao "open space".

Continua após a publicidade

E o barulho não está restrito ao escritório. Está na rua, no shopping, no café no metrô. O fato é que algumas empresas estão identificando essa dor do mercado e estão trabalhando para criar produtos e serviços onde o diferencial é o : silêncio.

Alguns produtos estão sendo aprimorados como é o caso dos fones de ouvido. Hoje em dia a última “bolacha do pacote” é ter um fone com a função "noise cancelling". uma tecnologia que elimina o ruído periférico e é muito útil para videochamadas. As empresas de mobiliário de escritório estão desenvolvendo agora os "office pods" que são pequenas cápsulas em formatos variados que permitem que um profissional se "esconda" por um tempo para uma tarefa ou reunião mais tranquila.

As oportunidades são infinitas e o mercado do silêncio vai crescendo e aparecendo criando produtos como: pacotes de viagem para hotéis silenciosos a escritórios-cápsula, como por exemplo, a Box Office, empresa que oferece como principal diferencial o silêncio para reuniões. O fato é que a sociedade de consumo produziu tanto barulho que agora está transformando o silêncio em mercadoria.

Já parou pra pensar como surfar nessa onda? Quanto vale o silêncio, comente aqui embaixo!