Publicidade

Cadastro oficial das chaves para o Pix começa nesta segunda-feira

Por  | 

Compartilhe:
Captura da imagem: Rui Maciel
Captura da imagem: Rui Maciel

Começa nesta segunda-feira (05), o cadastro oficial das chaves do Pix - plataforma de transferências e pagamentos criada pelo Banco Central (BC) e que começa a funcionar no dia 3 de novembro.

Até o momento, segundo o BC, 644 instituições financeiras - entre bancos e fintechs - já estão prontas para iniciar o cadastro de chaves. A participação nesse período - que vai de 5 de outubro a 2 de novembro - é facultativa a todas as instituições em adesão e condicionada à aprovação nas etapas cadastral e homologatória.

Ainda de acordo com o BC, o número de instituições vem crescendo de forma contínua. Isso, segundo a autoridade monetária, demonstra o forte engajamento e compromisso do mercado para o sucesso e adoção do Pix como meio de pagamento.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O BC informa ainda que 25 das 35 instituições que se enquadram no critério de obrigatoriedade para participação no Pix estão nessa lista. Dentre as instituições aprovadas, há uma multiplicidade de agentes, entre bancos, cooperativas, instituições de pagamentos, fintechs, financeiras, entre outros, o que reforça o caráter aberto e universal do Pix.

Para além das 644 instituições já prontas para iniciar o cadastro das chaves, o BC informou em agosto último que, ao todo, 980 instituições financeiras e de pagamento estão participando da etapa de homologação. Primeiro, bancos com mais de 500 mil clientes vão operar com a nova tecnologia. Atualmente, 34 instituições integram este grupo. O prazo para solicitar a adesão terminou em 1º de junho, mas uma nova janela de inscrições será aberta em dezembro deste ano.

A plataforma também aceitará transações com criptomoedas como o Bitcoin. O BC afirmou que empresas de criptoativos também poderão participar da plataforma, sem sofrer nenhuma restrição. No mais, as instituições de pagamento não reguladas pelo BC participam mediante contratação de participante responsável, que avaliará a capacidade técnico-operacional e a integralização do capital mínimo requerido, além de atuar como liquidante.

O Canaltech produziu uma matéria que mostra se o seu banco já tem o cadastro das chaves para o Pix disponível. Clique aqui para acessá-la.

Fonte: Banco Central do Brasil

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*