Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tecido ultratecnológico funciona como tela e pode se conectar ao cérebro

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Março de 2021 às 10h35

Link copiado!

Reprodução/Huisheng Peng
Reprodução/Huisheng Peng

Cientistas da Universidade de Fundan, na China, criaram um tecido inteligente que pode mudar a forma como as pessoas vão se vestir no futuro. A ideia é possibilitar a confecção de roupas que sirvam como telas, porém flexíveis e leves como uma peça de vestuário deve ser. Como uma confecção têxtil tradicional, o usuário pode ser lavado e reutilizado sem a preocupação de destruí-la pelo desgaste ou contato com a água.

A peça de tecido criada pelos cientistas na China tem 6 metros de comprimento e 25 centímetros de largura. Ela é composta por fibras condutoras iluminadas individualmente que se encontram em pontos de contato dentro da malha e a tela compõe toda a extensão do material, que pode ser dobrado como um lençol comum. Veja:

Continua após a publicidade

A "roupa-display" que usasse esse pano teria suporte a um teclado embutido sensível ao toque e usaria uma fonte de alimentação capaz de absorver energia do próprio organismo humano. A ideia é transformar o corpo em um computador gigante, reduzindo a necessidade da eletricidade e a dependência de aparelhos eletrônicos.

Os chineses submeteram o projeto a 1.000 ciclos de reflexão, alongamento e prensagem e a tela ainda permaneceu funcional. O tecido hi-tech foi lavado e secado por 100 vezes, sem que a água causasse qualquer inconveniente.

Os pesquisadores publicaram o achado na renomada revista Nature. Eles conseguiram demonstrar como a malha eletrônica poderia ser usada para enviar ou receber mensagens de voz por meio de um smartphone conectado por Bluetooth.

Continua após a publicidade

Objetivo da pesquisa é refletir emoções humanas

Esta é a primeira vez que algo do tipo é testado com tais resultados. Pesquisadores já conseguiram desenvolver produtos têxteis capazes de realizar funções inteligentes, como converter energia, mas nada nunca tão avançado e que pudesse ser usado de forma tão versátil.

O objetivo do estudo é facilitar a comunicação entre pessoas, permitindo que isso ocorra por meio da roupa. O produto seria conectado diretamente a ondas cerebrais, que seriam interpretadas e traduzidas em forma de imagem. Isso possibilitaria, por exemplo, que pessoas com doenças comprometedoras da fala pudessem se expressar de forma mais facilitada.

Continua após a publicidade

Mas a roupa-tela também poderia ter finalidades estéticas. Não é de hoje que a indústria busca formas de integrar funções tecnológicas a peças do vestuário, carteiras, sapatos e outros acessórios do cotidiano. Com um simples pensamento ou toque de botão, o proprietário poderia, por exemplo, mudar a aparência de uma camiseta com o uso de skins personalizadas. 

Se feitos os devidos aprimoramentos, o tecido tecnológico pode se tornar uma tendência dentro de alguns anos. Será que a moda pega? Você usaria uma roupa como essa? Comente!

Fonte: Nature