IFA 2018 | Huawei promete que processador Kirin 980 vai derrubar Snapdragon 845

Por Rafael Arbulu | 31 de Agosto de 2018 às 14h50
Tudo sobre

Huawei

Saiba tudo sobre Huawei

Ver mais

Durante a IFA 2018, em Berlim, a Huawei praticamente declarou guerra à Qualcomm pela soberania do mercado de processadores para smartphones de alto desempenho. A chinesa, que continua posicionada na segundo posição de maior fabricante de smartphones do mundo, mostrou no evento o seu novo processador Kirin 980, que deve chegar junto do anúncio do Huawei Mate 20 em 16 de outubro (a Huawei deixou a data escapar durante a apresentação — veja mais detalhes abaixo).

A empresa mostrou desejo de compará-lo com o atual Qualcomm Snapdragon 845, lançado há alguns meses e presente em quase todos os smartphones flagship (que não sejam da Huawei). Falando nas especificações técnicas, a chinesa disse que o Kirin traz mais banda e menos latência, o que pode ser traduzido para aberturas de aplicativos mais rápidas e uma maior taxa de reprodução de quadros para jogos.

Outros detalhes técnicos do Kirin 980 incluem uma série de coisas inéditas no setor: o processador é o primeiro da empresa com 7 nanômetros, construído sobre uma CPU ARM Cortex-A76 e GPU Mali-G76, além de modem Cat.21 para smartphone (que suporta velocidades de até 1.4Gbps). Apesar dos 6,9 bilhões de transistores que o compõem, o Kirin 980 não é maior que a unha de um dedo.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
O Kirin 980, processar para smartphones que a fabricante Huawei promete destronar o reinado do Qualcomm Snapdragon 845 (Imagem: Divulgação/Huawei)

Huawei Mate 20

Não, não é o que falamos hoje cedo: aquele é o Mate 20 Lite.

A informação a seguir ainda não é confirmada, já que a Huawei a deixou escapar durante a apresentação do processador, mas é bem provável que o Kirin 980 esteja disponível no mesmo dia em que a empresa anunciará o seu próximo smartphone — o Mate 20. Já falamos dele aqui no Canaltech algumas vezes: segundo imagens conceituais que publicamos em 20 de agosto, o smartphone deve seguir o mesmo conceito de seu predecessor (Huawei P20), trazendo três câmeras traseiras, porém dispostas em caráter quadrilátero, junto do flash, além de bateria de 3.400 mAh e display AMOLED de 6.3 polegadas e resolução 2244 x 1080.

Segundo a “escapada” da empresa, tal anúncio deve ser feito em 16 de outubro. Até lá, você pode ter uma boa ideia de como o aparelho vai ser, visualmente, por meio da galeria a seguir — cortesia do Fórum XDA Developers.

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.