Lava e seca inteligente, Music Frame e mais: o que a Samsung lançou na IFA 2024
Por Bruno Bertonzin • Editado por Léo Müller | •
A Samsung iniciou suas apresentações na IFA 2024 nesta quinta-feira (5) e destacou algumas novidades para os próximos meses. Um dos principais lançamentos é o Bespoke Laundry AI, um combo de lavadora e secadora que promete mais eficiência energética. Além disso, a marca também anunciou uma edição especial do Music Frame, descreveu seu cronograma de atualizações do Tizen e relatou os planos que tem para o ecossistema SmartThings e Galaxy AI até o final do ano.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Galaxy Book 4 Edge ganha versão mais acessível com Snapdragon X Plus
Bespoke AI Laundry Combo oferece mais economia e eficiência
Na IFA 2024, a Samsung revelou o lançamento europeu do seu combo Bespoke AI Laundry. O conjunto usa uma máquina de lavar e uma secadora em um único produto compacto e oferece mais eficiência energética e desempenho.
De acordo com o anúncio, o Bespoke AI Laundry supera as exigências da regulação europeia para classificação com selo A de economia de energia, com avaliação de 20,7% para a lavadora. A Samsung explicou que o ciclo de lavagem e secagem combinados também está dentro das exigências para a classificação A de eficiência energética.
Mais praticidade para casa
A Samsung também trouxe novidades entre outros eletrodomésticos e produtos para a casa. Um dos destaques da IFA foi a notícia de que a Bixby agora entende múltiplos comandos de voz em uma única frase para controlar dispositivos Bespoke AI. Assim, o usuário terá mais praticidade para controlar sua geladeira e sua lavadora, por exemplo.
Além disso, seus eletrodomésticos estão ficando ainda mais inteligentes e a empresa ressaltou uma novidade que permite abrir a porta da geladeira ou da lavadora com um toque leve na porta, sem precisar puxá-la. Junto a isso, anunciou um recurso que permite abrir os eletrodomésticos com o comando “abra a porta da geladeira”, sem sequer precisar acionar a Bixby.
Democratização da inteligência artificial e expansão do ecossistema Galaxy AI
Na apresentação inicial, a sul-coreana deu sequência ao programa “AI for All” — ou “IA para todos” — e destacou a importância de democratizar o uso da inteligência artificial em produtos compatíveis, popularizando ainda mais o ecossistema de dispositivos conectados da marca.
De acordo com dados da empresa, apenas 15% das pessoas entendem como a inteligência artificial pode facilitar a rotina, então vê nisso a oportunidade para democratizar o acesso aos recursos do Galaxy AI.
Segundo a empresa, o AI for All já engloba um grande número de dispositivos conectados da marca, permitindo uma integração entre aparelhos móveis e eletrodomésticos. O plano, agora, é alcançar 200 milhões de dispositivos conectados e configurados com o Galaxy AI ao redor do mundo até o fim deste ano.
Alinhado com isso, a Samsung revelou que seu ecossistema do SmartThings já alcançou a marca de 500 milhões de dispositivos pareados. O aplicativo permite o controle de diversos dispositivos conectados da marca — desde celulares até TVs, lavadoras e geladeiras.
Novidades para dispositivos móveis e notebooks
Na IFA 2024, a Samsung destacou alguns recursos de IA do Galaxy Z Fold 6 já atualizado para a One UI 6.1.1 e explicou o que a atualização para a nova versão levará para vários dispositivos da marca.
Na IFA, a Samsung também destacou outros lançamentos recentes, como o Galaxy Book 5 Pro 360 e o novo Galaxy Book 4 Edge, uma versão mais leve da linha de notebooks da marca que faz uso do processador Snapdragon X Plus.
Mais atualizações para TVs e uma nova Music Frame
Outro destaque nesta primeira apresentação da Samsung foi o plano de atualizações para TVs. A empresa explicou que a linha de Smart TVs com Inteligência Artificial receberá sete anos de update do Tizen, o software que já é utilizado desde 2015 nas televisões da marca.
Para TVs, a sul-coreana também destacou o poder de processamento de imagem da Neo QLED 8K AI e anunciou algumas novidades para a The Frame — sua TV que imita um quadro. Entre os anúncios, a Samsung destacou a adição de mais 15 obras de arte do pintor surrealista belga René Magritte. Assim os usuários terão ainda mais opções de personalização da televisão quando ela não está em uso.
Já a Music Frame — caixa de som que parece um quadro e combina bastante com o uso da The Frame — ganhou uma nova edição com parceria da Universal Picture e trouxe uma versão comemorativa do aparelho com design do musical The Wicked.