Water cooler vs Air cooler: qual é o melhor?
Por Felipe Vidal • Editado por Jones Oliveira |
Montar um bom computador para jogar ou trabalhar é o sonho de muitas pessoas. Porém, de nada adianta pagar caro nas peças mais recentes e se esquecer daquele componente responsável por resfriar o cérebro de todo PC: os CPU cooler. Hoje, a indústria se divide entre os air coolers, que realizam o resfriamento apenas com ar, e os water coolers, que utilizam um composto líquido. Mas no fim das contas, é melhor comprar um air cooler ou um water cooler para o seu PC?
Para responder a essa e outras questões, o Canaltech entrevistou o gerente de marketing da Cooler Master no Brasil, Anderson Viana, e se aprofundou no mundo do arrefecimento do hardware.
O que é um air cooler?
Antes de entrar na discussão sobre qual tipo de cooler é melhor ou pior, é preciso entender o que são e como esses coolers funcionam. Como já sintetizamos no início, um air cooler é um sistema de resfriamento que utiliza o ar como meio de dissipação para retirar o calor do processador.
Como o air cooler dissipa o calor?
Como explica Anderson, um air cooler utiliza uma carcaça de metais para conduzir o calor. A parte que fica diretamente em contato com o processador e conduz o calor é chamada de coldplate ou baseplate, geralmente composta por cobre, alumínio e em alguns casos até mesmo prata.
Do baseplate saem vários tubos de cobre chamados heatpipes (canos de calor), que se expandem até uma série de pequenas chapas de metal conhecidas como heatsinks, ou popularmente chamadas de haletas. Encaixados nas haletas, um ou dois coolers empurram o calor para completar o ciclo.
O funcionamento do air cooler obedece a uma lógica muito simples. O processador esquenta e transfere o calor para a baseplate através de uma pasta térmica, que melhora a condutividade. Do baseplate, o calor passa diretamente para os heatpipes, que levam essa energia em movimento para cima e se espalha pelas haletas. Uma ou mais ventoinhas giram de forma a empurrar o ar ambiente de dentro do gabinete para as haletas, retirando o calor delas e jogando para a parte traseira do gabinete para que esse ar quente saia.
"Os defeitos nos air coolers são diferentes. Qual que é esse defeito? Problema nas ventoinhas ou oxidação, em alguns casos. Esse tipo de cooler tem a durabilidade como uma boa vantagem, porque trabalha com menos componentes para serem danificados", comenta Anderson sobre a durabilidade dos air coolers.
Teoricamente, os air coolers não precisam das ventoinhas para dissipar o calor. O calor que chega nas haletas pode ser tão intenso que essa energia acaba sendo naturalmente dissipada, mas esse é um processo lento e que certamente irá esquentar o processador. Por conta disso, a indústria adicionou as ventoinhas para acelerar o processo.
🛒Compre o air cooler Cooler Master Hyper 212 RGB Black Edition em promoção na Kabum!
🛒Compre o air cooler Noctua NH-U9S com desconto na Kabum!
Vantagens e desvantagens dos air coolers
Mesmo que os air coolers sejam peças clássicas dos computadores, esse tipo de componente possui alguns pontos negativos que não fazem sentido para muita gente, como Anderson aponta. Por outro lado, há bons pontos positivos que você deve prestar atenção.
Vantagens de usar um air cooler
- Custo-benefício: para Viana, um bom ponto quando falamos de air coolers é a relação entre o que se paga e o que se obtém em resfriamento dentro dos computadores. Os air coolers de entrada possuem preços muito competitivos, chegando perto dos R$ 200 e oferecendo um grau de performance adequado para CPUs menos exigentes;
"A primeira grande vantagem é com certeza o preço. Um water cooler de 120mm e um air cooler barato (de R$ 200) vão dissipar mais ou menos a mesma quantidade de calor, falando de forma geral. Então sim, o preço é a vantagem mais evidente para apontar", revela o gerente de marketing da Cooler Master
- Montagem facilitada: com algumas exceções, montar um air cooler é bem mais simples do que montar um water cooler. Os air coolers basicamente são apenas um bloco de metal cheio de canos, heatsinks e uma ou duas ventoinhas para encaixar e conectar na placa-mãe. Embora alguns modelos possam causar dificuldade pelo tamanho avantajado, a dificuldade no processo de instalação é de fácil para mediana na maior parte dos casos;
- Mais silêncio: em geral, um air cooler tende a ser mais silencioso que outras soluções de resfriamento. Esse é um tópico aberto ao debate, visto que alguns modelos vão ser mais barulhentos e outros menos. O que pode determinar isso é o número de ventoinhas no air cooler. Duas ventoinhas de marcas renomadas devem fazer menos barulho que três ventoinhas parrudas de um water cooler de 360mm;
- Durabilidade: como já mencionado por Anderson, a durabilidade é fundamental nesses componentes. Quando produzidos com qualidade, esses coolers podem durar muitos e muitos anos sem dar dor de cabeça.
Desvantagens de usar um air cooler
- Menor desempenho: mesmo que os saudosistas discordem, uma coisa é fato: os air coolers têm menos desempenho que os water coolers. Isso acorre por um motivo simples, já que um resfria com ar e outro com líquido. Para o especialista, isso também não significa que esses coolers a ar devem ser menosprezados, pois isso só vai fazer muita diferença no seu dia a dia se usar processadores intermediários premium ou aqueles modelos topo de linha.
O que é um water cooler?
Os water coolers, também conhecidos como liquid cooling, são soluções baseadas em um resfriamento que utiliza algum composto líquido para retirar o calor do processador. Embora seja chamado de water cooler, ou seja, cooler à água, o material usado é chamado de líquido refrigerante, sendo a água desmineralizada o mais comum. Assim, se por ventura o líquido vazar no PC, as chances de queimar os componentes são bem menores, mas não recomendamos você fazer o teste e muito menos beber esse componente.
Como o water cooler dissipa o calor?
O water cooler trabalha com uma complexidade de peças maior, justamente por envolver um material líquido responsável por retirar o calor do componente. Nesse tipo de produto, há uma bomba com um baseplate, um par de mangueiras emborrachadas, um radiador e normalmente de uma a três ventoinhas.
Como o nome sugere, a bomba é a parte responsável por puxar e enviar a água de uma mangueira até a outra, bem como uma bomba para sugar a água de um poço e transportá-la para outro lugar. As mangueiras fazem esse papel de condutor, levando a água até o radiador, que armazena o líquido quente para que as ventoinhas possam retirar o calor com o vento.
"Tudo no water cooler é importante. A tecnologia empregada na bomba, a qualidade das mangueiras e dos componentes, dissipação das haletas dentro do radiador, a composição do líquido refrigerante. Tudo isso conta muito, pois é uma sinergia de componentes muito forte", enfatiza Anderson Viana.
Os water coolers trabalham em ciclos exaustivos. A bomba começa a movimentar a água por toda a extensão do componente enquanto o processador começa a aquecer. O líquido que antes estava no radiador passa por cima da CPU, trazendo parte do calor do componente e é bombeado para a segunda mangueira, que leva essa água quente para o radiador. No radiador, por ter metais que conduzem muito bem a energia térmica, o calor presente na água é conduzido para o metal até chegar nas haletas do meio. Finalmente, as ventoinhas giram em alta velocidade para retirar o calor das haletas e mandá-lo para fora do gabinete.
"Você tem uma mangueira de entrada e uma de saída. Esse líquido quente entra no radiador, é resfriado e precisa voltar o mais frio possível (para passar pela CPU) para a bomba repetir o processo. É um loop. Quando o líquido chega e fica em contato com o processador ele esquenta demais, então precisa ser levado e voltar o mais rápido possível", complementa Anderson.
Hoje, os principais water coolers são vendidos em tamanhos de 120mm, 240mm ou 360mm. Esse é o tamanho do radiador, que também expressa o conjunto de ventoinhas. A maior parte das ventoinhas têm tamanho de 120mm, logo três ventoinhas somam 360mm e formam um water cooler triple-fan. Esses são os modelos mais indicados para processadores muito exigentes, enquanto os de 240mm servem perfeitamente para modelos intermediários e os de 120mm são feitos para produtos de entrada.
🛒Compre o water cooler Cooler Master PL360 Flux Masterliquid RGB com desconto na Kabum!
🛒Compre o water cooler Corsair H100 RGB por um preço imperdível na Kabum!
AIO x Customizado
É comum confundir os tipos de water coolers. Water cooler convencionais, como os mostrados nas imagens acima, são conhecidos como AIO (All-in-One), já que possuem todas as peças já montadas dentro da caixa. Os sistemas customizados, como o da imagem abaixo, são comprados por kits ou peça por peça, possibilitando inserir tubos nos mais variados formatos, líquidos coloridos e bombas muito potentes. Eles trazem o melhor tipo de refrigeração, mas são muito caros e recomendados apenas para usuários bem experientes.
Vantagens e desvantagens de usar um water cooler
Assim como seus irmãos que funcionam a ar, os water coolers têm uma série de prós e contras listados abaixo:
Vantagens de usar um water cooler
- Desempenho melhor: por utilizar um composto líquido, os water coolers acabam se tornando produtos melhores na hora de dissipar altas temperaturas dos processadores. Anderson enfatiza que esse tipo de componente sempre é usado em máquinas com CPUs topo de linha, como os Intel Core i7/Core i9 e os Ryzen 7/9, programados para tarefas complexas que fazem o processador esquentar demais;
- Iluminação: embora os air coolers também sejam equipados com alguns LEDs, é nos water coolers que a festa do pisca-pisca acontece. A maior parte dos modelos conta com ventoinhas com personalização de cores para decorar o computador e o setup. Modelos mais caros ainda trazem um display na parte frontal da bomba para customização;
- Mais espaço no gabinete: os water coolers não são peças pequenas, mas que quando encaixadas no topo, lateral ou na parte frontal do gabinete, ficam apenas com a bomba e as mangueiras para fora. Assim, o gabinete tem um fluxo de ar mais livre, sem que haja um bloco de heatsinks atrapalhando o ar como acontece nos air coolers, que criam uma espécie de barreira física. Para o especialista da Cooler Master, esse é um ponto que deve ser considerado, embora ele admita não saber, necessariamente, até onde isso pode influenciar na geração de calor.
Desvantagens de usar um water cooler
- Custos mais elevados: outro tópico que levanta debate, os water coolers são geralmente mais caros que os air coolers. Por conta da complexidade das peças, o preço acaba subindo, principalmente nas versões topo de linha, que ainda trazem apetrechos e possibilidade de customização.
- Montagem mais complicada: instalar um water cooler não é difícil, mas pode ser uma tarefa complicada para usuários menos experientes. Por questões da física, a bomba não pode ficar acima do topo do radiador, já que causa bolhas dentro do reservatório e pode ocasionar em ruídos altos e até na perda do desempenho.
- Manutenção: enquanto nos air coolers uma simples espanada para tirar a sujeira ou trocar a ventoinha já resolve, os water coolers têm outros problemas. Com o passar dos anos, o líquido interno evapora pelas mangueiras e começam a surgir bolhas que fazem barulho e afetam o desempenho do produto. Nesses casos, é preciso recorrer à assistência técnica, já que abrir e consertar com suas próprias mãos é uma missão muito complicada.
Como identificar um bom air cooler?
Identificar e escolher um bom air cooler exige a análise de algumas características. Entre elas:
- Construção: procure por modelos feitos de cobre, níquel e alumínio;
- Ventoinhas: as melhores fabricantes de coolers também usam as melhores ventoinhas, que produzem pouco ruído e têm garantia de muitas horas de rotação contínua;
- Quantidade de heatpipes: quanto maior o número de heatpipes, teoricamente mais calor o cooler vai conseguir dissipar. Portante, se puder invista nos modelos com mais quantidade, caso o orçamento permita.
Como identificar um bom water cooler?
Water coolers são componentes mais complexos e exigem atenção extra na hora da compra. Para identificar e comprar um bom water cooler, é importante ficar atento em:
- Qualidade do material: optar por marcas de confiança que produzem water coolers com bombas de alta pressão, mangueiras bem vedadas, radiadores com heatsinks largos e com líquidos que realizam bem a condutividade térmica;
- Tipo de bomba: water coolers com bombas padrão já fazem bem o serviço, mas certos modelos usam tecnologias de câmara dupla, capazes de aumentar a pressão da água e melhorar o desempenho;
"Em produtos confiáveis você têm uma bomba que faz menos ruído e que é capaz de empurrar mais água e fazer o líquido circular mais rapidamente. Vai ter uma ventoinha mais potente capaz de resfriar as haletas, ou um radiador com material de melhor qualidade", aponta o especialista.
- Número de ventoinhas: a quantidade de ventoinhas presente no water cooler vai determinar o tamanho do radiador e a capacidade do produto em dissipar o calor. Via de regra, quando mais ventoinhas, maior performance;
- Estética: encontrar modelos que combinem com a montagem do sistema, se atentando para personalização de luzes, tipo de iluminação e os tipos de controladores de LED que podem ou não acompanhar o produto
Como escolher o melhor cooler para o meu processador?
Depois de todas as explicações, saber escolher um cooler para o processador fica bem mais fácil. Mas para resumir esse conteúdo e te ajudar, é importante conferir a qualidade da construção e os materiais que compõem o produto; a velocidade de rotação das ventoinhas; comprar produtos de marcas confiáveis e bem avaliadas que tenham suporte técnico e garantia no Brasil; e escolher um produto que te agrade esteteticamente — mas lembre-se que isso não altera o desempenho.
Como sei se preciso de um air cooler ou um water cooler?
A forma mais simples de responder a essa pergunta tem relação com o uso que você dá ao seu PC. Como aponta Anderson Viana, os water coolers, principalmente os de 360mm, são ideais para os processadores mais exigentes. Embora haja bons air coolers no mercado que consigam segurar essas CPUs, as menores temperaturas quase sempre vão ficar do lado dos water coolers.
Portanto, se você quer deixar o seu PC o mais frio possível e pode investir em water coolers topo de linha, esse é o caminho. Processadores intermediários ou de entrada vão se beneficiar tranquilamento de bons air coolers, mas também funcionam muito bem com water coolers desse segmento.
No fim das contas não há uma resposta simples. Você precisa saber o quão exigente o seu processador é e o quanto você vai exigir dele, olhar o seu orçamento, colocar a mão na cabeça, ver análises de diferentes coolers na CPU e decidir o que faz mais sentido no seu uso diário e no seu bolso.
"Veja pesquisas na internet, procure testes do seu processador com diferentes coolers. O consumidor não pode ser muito preguiçoso [...] Em algum momento você vai ter que sentar e estudar sobre o assunto", alerta o gerente de marketing da Cooler Master, Anderson Viana.