TSMC começará produção de chips de 3 nm nesta semana
Por Gustavo de Lima Inacio • Editado por Wallace Moté |
A TSMC, uma das maiores fabricantes de semicondutores do mundo, deve começar a fabricar processadores de 3 nm ainda nessa semana. Um dos primeiros chips que devem se aproveitar disso é o Apple M2 Pro, que deve estar dentro dos futuros MacBook Pro de 2023.
- Galaxy S23 poderá ser 36% mais rápido que Galaxy S22
- Veja como ficou o ranking de maiores marcas de celular em 2022
A informação vem do site Digitimes, que aponta que a TSMC deve finalmente começar a produção em massa da sua nova geração do processo de 3 nm. Aparentemente, a previsão é de que isso aconteça amanhã, dia 29 de dezembro.
Os rumores indicavam que ela começaria a produção até o final de 2022, o que realmente acontecerá – apesar disso, havia a expectativa para que isso tivesse começado em setembro.
Supostamente, uma cerimônia deve ser realizada na Fab 18, uma das grandes fábricas da empresa, para celebrar o início da fabricação comercial de chips com a tecnologia de 3 nm.
Uma das principais parceiras comerciais, e que aguardava ansiosamente por isso, é a Apple, que deve revelar uma atualização para os MacBook Pro de 14 e de 16 polegadas, assim como o novo Mac Mini, com o chip M2 Pro – potencialmente o primeiro da marca com essa característica.
Atualmente, a Apple usa chips feitos no processo de 4 nm em seus dispositivos, como o caso do A16 Bionic presente no iPhone 14 Pro. Já existem rumores citando um A17 Bionic para o iPhone 15 Pro que aproveitará da tecnologia. Além disso, o suposto Apple M3, para outros MacBooks futuros, também deve usar o processo de 3 nm.
Fonte: Digitimes