Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tem gabinete para esse monstro? Nvidia GeForce RTX 3090 impressiona pelo tamanho

Por| 14 de Setembro de 2020 às 10h46

Link copiado!

Nvidia
Nvidia
Tudo sobre Nvidia

Depois de assombrar o mundo com sua nova linha de placas de vídeo GeForce RTX 3000, a Nvidia agora já trata de negociá-las com suas parceiras para que todas comercializem suas versões personalizadas da GPU. Mas algo que chamou a atenção nessa linha não foi apenas seu poderio técnico: o tamanho das placas. Como exemplo, tomemos a RTX 3090, maior e mais potente delas.

Uma foto vazada pelo Chiphell Foruns e depois compartilhada pelo pessoal do Videocardz mostra uma RTX 3090 dentro de um gabinete padrão. Pela imagem, é possível ver que o que temos ali é uma placa-mãe espetada em uma placa de vídeo, e não o contrário, tamanha a diferença de tamanho dos dois componentes.

O espaço interno do gabinete até parece pouco para a placa de vídeo, já que a parte de trás da placa está obstruída com o compartimento do disco rígido. Já que o ventilador na parte inferior atua como uma entrada que empurra o ar de baixo, isso significaria que parte da entrada está bloqueada neste caso. Agora, todos os gabinetes de PC não são projetados dessa forma e os gabinetes mais modernos ou não têm a área do compartimento da unidade de disco ao moverem os slots da unidade na parte de trás do gabinete, ou simplesmente permitem que os usuários removam e ajustem a posição da gaiola da unidade em si.

Continua após a publicidade

Mesmo assim, apenas olhando para a placa dentro deste PC você pode ver quanto espaço a placa ocupa, já que mede 31,3 cm x 13,8 cm. A placa é alimentada por um único conector de 12 pinos e o usuário precisa de um adaptador de 12 pinos que permite encaixar dois conectores de 8 pinos da fonte para alimentar a placa.

O monstro do slot triplo também vem com um peso robusto, mas, apesar das preocupações dos usuários com a placa quebrando o slot PCIe ou flacidez, a maioria das placas-mãe modernas vêm com pontos de ancoragem extras e blindagem metálica sobre o slot PCIe primário, então as chances de uma placa, mesmo tão grande quanto o RTX 3090, quebrar o slot são mínimas.

Parceiras têm modelos ainda maiores

Continua após a publicidade

Uma das primeiras parceiras da Nvidia a mostrar suas versões da RTX 3090, a ASUS parece ter tido problemas na confecção de sua versão. A variante ROG STRIX (imagem abaixo) é uma placa muito maior do que a Founders Edition da Nvidia, excedendo os 3 slots.

A NVIDIA GeForce RTX 3090 será lançada para os consumidores no dia 24 de setembro de 2020 por US$ 1499 nos Estados Unidos. Ainda não há data de lançamento nem preço confirmados para o Brasil.

Fonte: Wccftech, Videocardz