Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sozinho, Ryzen Threadripper 7995WX tem desempenho similar ao de uma RTX 3060

Por| Editado por Jones Oliveira | 24 de Outubro de 2023 às 15h10

Link copiado!

Divulgação/AMD
Divulgação/AMD
Tudo sobre AMD

O novo AMD Threadripper PRO 7995WX atingiu 12 TFLOPs de desempenho em benchmarks FP32 em emulação gráfica via software. Esse desempenho é cinco vezes o dos Intel Core i9-13900K, supera o dos consoles Xbox Series X e PlayStation 5 e se equipara ao de placas de vídeo a GeForce RX 3060.

Os testes foram realizados utilizando código de máquinas x64 no AIDA64, então servem apenas para fins comparativos, sendo diferentes de testes de GPU em OpenCL. Ainda assim, o resultado é um bom demonstrativo do poder bruto das novas CPUs AMD para workstations e desktops profissionais (HEDT).

Continua após a publicidade

Mais poder que plataformas otimizadas

É importante reforçar que esse resultado é apenas para fins comparativos teóricos do que a nova plataforma profissional AMD é capaz. Atualmente o processamento gráfico de operações em pontos flutuantes é uma carga de trabalho direcionada para GPUs.

Por essa razão, mesmo equipados com os novos Threadripper, desktops high-end voltados para tarefas específicas ainda precisam ser combinados com placas de vídeo dedicadas. Designar toda a carga de trabalho para os novos processadores iria comprometer a capacidade de eles realizarem as tarefas para as quais foram projetados.

Ainda assim, pelo bem da comparação e ignorando a necessidade de tecnologias específicas, como Ray Tracing e DLSS/FSR, os Threadripper PRO 7995WX teriam poder suficiente para rodar o novo Marvel’s Spider-Man 2 sozinhos. Naturalmente, criar uma plataforma para isso seria um desperdício, tanto de recursos quanto de investimento, mas seria algo no mínimo curioso de se ver.