Sem concorrência e DRAM, GPUs RTX 50 SUPER foram adiadas por tempo indeterminado
Por Raphael Giannotti |

Durante sua participação na CES 2026, a NVIDIA focou amplamente em IA e trouxe somente o DLSS 4.5 aos gamers. Existia uma expectativa, embora pequena, de que o Time Verde revelasse as GeForce RTX 50 SUPER, o que não foi o caso. Agora, fontes da indústria dizem que a empresa teria cancelado essa série, ou pelo menos colocado na geladeira por tempo indeterminado e por diferentes motivos, entre eles a falta de concorrência.
-
Entenda a nomenclatura das placas de vídeo Nvidia GeForce
- Recursos exclusivos das placas de vídeo NVIDIA GeForce RTX
Como quase sempre, esse tipo de informação vem do Board Channels, fórum chinês que supostos membros da indústria frequentam e fazem esse tipo de revelação. Não é difícil imaginar que as RTX 50 mais fortes tenham sido adiadas por tempo indeterminado, já que o último rumor apontava para isso, mas vamos dar uma olhada nos motivos que levariam a isso, segundo esse rumor.
Possíveis motivos para o adiamento das RTX 50 SUPER
O primeiro deles, como é de se esperar, é a prioridade voltada para chips de IA. A NVIDIA é a maior fornecedora de GPUs aceleradoras de tarefas com inteligência artificial do mundo e tem muitos clientes, e como esse tipo de tecnologia é o foco moderno, isso acabou se tornando a galinha dos ovos de ouro para a empresa. É como se o Time Verde estivesse dizendo aos PC gamers: "sem tempo, irmão".
Um outro motivo citado por esse rumor também não chega a ser novidade: os preços estratosféricos de chips de memória. Toda GPU precisa de memória, independentemente da tecnologia usada, por isso o pouco que resta está sendo direcionado para IA. Mas, curiosamente, Jensen Huang, CEO da NVIDIA, disse que sua empresa é a única imune a essa crise e que eles garantiram um bom estoque de DRAM antecipadamente. Mais um indício de que IA realmente é a prioridade.
Por último, é citado que a AMD não traz riscos à posição da rival nesse ano. Sabemos que as GPUs Radeon RX 9000 representam um grande salto em relação à geração anterior e que elas foram bastante elogiadas quando chegaram, mas ainda não desestabilizou a NVIDIA. Sem informações concretas sobre novos modelos para 2026 por parte do Time Vermelho, Huang pode ter desistido de trazer as RTX 50 SUPER também.
Desde o lançamento da primeira geração de RTX (RTX 20), a NVIDIA altera entre um ano de estreia, com a adição de GPUs mais fortes (sejam Ti ou SUPER) já no ano seguinte. Portanto, essa seria a primeira vez que isso não aconteceria.
Veja mais do CTUP:
-
NVIDIA pode trazer GPUs antigas de volta com mais performance em IA
- NVIDIA deve cortar produção da RTX 50 em 40% devido à crise de memórias
- Huang, da NVIDIA, recebe medalha da IEEE e entra no 'hall da fama da tecnologia'
Fonte: Gazlog