Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Seagate prepara linha de HDs com gravação assistida por calor e até 30 TB

Por| Editado por Wallace Moté | 01 de Outubro de 2021 às 14h10

Link copiado!

Divulgação/Seagate
Divulgação/Seagate

A Seagate, marca americana de dispositivos para armazenamento de dados, estaria desenvolvendo uma nova geração de HDs com HAMR (heat-assisted magnetic recording, ou gravação magnética assistida por calor, em tradução livre). Porém, existem especulações de que a companhia está com atrasos na linha de produção, e os primeiros produtos poderão sair somente em 2023.

O HAMR é uma tecnologia que permite o aumento da densidade de área dos HDs — ou seja, eles poderão trazer uma maior capacidade de armazenamento em uma construção que não fica necessariamente muito grande. Espera-se que a Seagate possa apresentar discos rígidos de 30 TB em dois anos, e até mesmo 50 TB em 2025. Os componentes mais atuais da marca oferecem até 2,6 TB por polegada quadrada, mas segundo executivos, o objetivo é chegar a até 6 TB por polegada quadrada em 2030, o que permitiria HDs com até 100 TB.

Continua após a publicidade

Atualmente, as empresas que mais poderiam se beneficiar dos novos produtos são operadores de dados com processamento exascale, que geralmente estão abertos para testar novas tecnologias. De acordo com informações internas, a Seagate tem planos ousados em relação à disponibilidade dos novos drives, mas a marca nunca produziu HDs com HAMR em larga escala, nem mesmo na primeira geração da tecnologia.

No mercado, outras marcas costumam utilizar soluções diferentes para aumentar a densidade de seus drives: por exemplo, a Western Digital e a Toshiba adotam o EAMR (energy-assisted magnetic recording, ou gravação magnética assistida por energia). Já os atuais HDs de 18 TB da Seagate usam o PMR (perpendicular magnetic recording, ou gravação magnética perpendicular) e o TDMR (two-dimensional magnetic recording, ou gravação magnética em duas dimensões) — as duas tecnolgias mostram ser bastante eficientes, porém relativamente arcaicas em comparação com os concorrentes do mercado.

Fonte: Wccftech