Publicidade

Sapphire pode lançar Radeon RX 6900 XT com resfriamento líquido ainda neste mês

Por| Editado por Wallace Moté | 10 de Junho de 2021 às 12h00

Link copiado!

Reprodução/AMD
Reprodução/AMD
Tudo sobre AMD

Mesmo diante da crise de chips que assola a indústria global, as grandes fabricantes seguem anunciando novidades, enquanto lutam para atender à grande demanda de componentes. Esse foi o caso da Nvidia, com as novas RTX 3070 Ti e RTX 3080 Ti, e da AMD, que revelou nesta semana seus primeiros modelos de placas de vídeo para profissionais com a família Radeon PRO W6000.

Ao que parece, o time vermelho tem mais algumas novidades para estrear em junho, como indicam recentes listagens encontradas na varejista brasileira Kabum!. Modelo mais robusto da linha de GPUs gamer da companhia, a Radeon RX 6900 XT pode receber uma versão com resfriamento líquido de fábrica, com estreia aguardada ainda para este mês.

RX 6900 XT deve ganhar versão com resfriamento líquido

Continua após a publicidade

A listagem, já removida do ar, traz um modelo da Sapphire sem qualquer logo da fabricante, com design bastante similar aos modelos de referência da placa. A grande mudança estaria justamente no sistema de refrigeração, que adotaria um AiO, com radiador trazendo uma única ventoinha, de tamanho ainda desconhecido.

De acordo com o registro, a maior parte das especificações devem ser mantidas, com a GPU trazendo 80 Unidades Computacionais (CUs) para um total de 5.120 núcleos, acompanhada por 16 GB de RAM GDDR6 com Infinity Cache de 128 MB, para aumentar a taxa de transferência de dados das memórias para o chip.

Curiosamente, a velocidade da RAM é registrada como 18 Gbps, número visto apenas em memórias GDDR6X, ao menos até o momento. Há duas possibilidades: ou a Sapphire pode utilizar chips GDDR6 mais robustos, que podem ser levados à velocidade mais alta, ou trata-se apenas de um erro, com 16 Gbps sendo a velocidade real.

Continua após a publicidade

Os clocks também devem chegar mais altos, como resultado da refrigeração encorpada. Há, porém, a possibilidade de o chip utilizado pela fabricante ser uma versão especial, conhecida como Navi 21 XTX. Essa GPU traz as mesmas especificações da Navi 21 XT utilizada pela RX 6900 XT tradicional, mas traz silício de melhor qualidade, capaz de atingir velocidades mais altas.

Variante deve estrear no próximo dia 26

Ainda de acordo com a listagem, a nova RX 6900 XT com resfriamento líquido poderia estrear ainda em junho — a placa encontrava-se em pré-venda, com início dos envios previsto para acontecer a partir do próximo dia 26. A data sugere que podemos ter novidades durante o evento que oficializará o Fidelity FX Super Resolution (FSR), solução da AMD para concorrer com o DLSS da Nvidia, marcado para 22 de junho.

Continua após a publicidade

Configurações tão robustas irão cobrar um preço alto dos usuários, no entanto: a RX 6900 XT com resfriamento líquido estava registrada com preço sugerido de R$ 23.529, valor absurdamente salgado, mesmo para o padrão da placa topo de linha. A culpa não seria apenas da construção mais complexa, como também da escassez de chips, costume dos lançamentos atuais.

Fonte: TechSpot, PC Gamer, Videocardz