Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung anuncia SSD de 256 TB e arquitetura com tecnologia FDP

Por| Editado por Jones Oliveira | 14 de Agosto de 2023 às 12h30

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung
Tudo sobre Samsung

A Samsung foi um dos destaques da feira Flash Memory Summit ao anunciar um modesto SSD com capacidade de 256 TB de armazenamento. Além disso, a sul-coreana revelou uma nova arquitetura para esse tipo de unidade, que trabalha com soluções na casa dos petabytes.

Por se tratar de uma feira com viés apontado no desenvolvimento de Inteligência Artificial em larga escala, nem adianta sonhar em ter um SSD de 256 TB em casa. Esse modelo trabalha com células do tipo QLC (Quad-Level cell), que armazena grande quantidade de dados, mas tem taxas de transferência reduzidas.

Segundo a companhia, um SSD desse tipo consome sete vezes menos energia do que outras alternativas atuais, como uma coluna com oito SSDs de 32 GB (também 256 GB no total) usada em datacenters. A empresa, no entanto, não confirmou o formato ou tamanho físico da unidade.

Continua após a publicidade

PBSSD é a nova arquitetura para SSDs com petabytes

Por outro lado, a arquitetura PBSSD é um novo tipo de tecnologia desenvolvida pela Samsung para que outras companhias possam utilizar. Essa solução permite criar componentes na casa dos petabytes (1 PB equivale a 1024 terabytes) para atender as demandas de aplicações de altíssima performance, como servidores voltados para o desenvolvimento de IA Generativa, por exemplo.

O PBSSD funciona através de um recurso chamado Flexible Data Placement (FDP), demonstrado pela Samsung e a Meta. O FDP utiliza um software de código aberto suportado pelo protocolo de comunicação NVMe. A função do FDP é otimizar o posicionamento dos dados para aumentar a previsibilidade e performance dos fluxos de trabalho em situações de hiperescala.

Continua após a publicidade

Outro produto anunciado foi o SSD PM1743. O modelo tem capacidade nativa de 15,36 TB e chega com conexão PCIe 5.0 x4, alcançando o dobro de eficiência energética em relação ao antecessor. O PM93a é outro Solid State Drive com a mesma capacidade de armazenamento, mas que terá uma variante com 30,72 TB em 2024. Esse componente utiliza o formato de 2,5 polegadas com uma controladora de 8 canais.

Novamente, vale ressaltar que você não deve botar a mão nesses SSDs superpoderosos. Essas peças são voltadas para datacenters, HPCs e outras máquinas poderosas.

Fonte: Samsung Semiconductor