Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ryzen 7945HX3D | Testes apontam CPU da AMD como "impressionante"

Por| Editado por Jones Oliveira | 23 de Agosto de 2023 às 16h25

Link copiado!

Reprodução/AMD YouTube
Reprodução/AMD YouTube
Tudo sobre AMD

Lançado nesta terça-feira (22), o notebook Asus ROG Strix Scar 17 X3D tem como destaque o Ryzen 9 7945HX3D, primeiro processador mobile com a tecnologia de empilhamento vertical de cache L3. As primeiras análises do dispositivo foram publicadas por um grupo seleto de sites e o resultado não surpreende muita gente, indicando a CPU como uma das mais rápidas para games.

O processador carrega especificações robustas, como 16 núcleos feitos com a arquitetura Zen 4, 32 threads, clock em boost de 5,4 Ghz e consumo de energia que varia entre 55W e 75W. O grande diferencial é a quantidade absurda de cache L3, somando 128 MB. 32 MB estão localizados no CCD, enquanto os 96 MB restantes foram inseridos de forma vertical como um chiplet.

E como já havia sido apontado em um vazamento recente, o processador não se destaca em aplicações sintéticas, como o Blender e o Cinebench R23. Testes do AnandTech indicam uma diferença de até 51% contra o Ryzen 7940HS do Razer Blade 14 R9, mas é bom lembrar que esse comparativo é um pouco injusto, visto que o notebook da Razer não possui o Ryzen 7945HX para competir diretamente.

Continua após a publicidade

Ryzen 7945HX3D é excelente para games em 1080p

Agora, quando o assunto são games, o Ryzen 7945HX3D já traz algumas melhorias interessantes para certos títulos. Em jogos comoBorderlands 3 e F1 2022, o processador com 3D V-Cache foi até 13% mais rápido que a versão sem o empilhamento vertical de cache. Aliás, vale notar que o site apenas desabilitou os 96 MB de cache L3 adicionais para fazer os testes diretos.

Red Dead Redemption 2foi um dos títulos que não se beneficiou da tecnologia, visto que manteve a média de 118 quadros por segundo. Olhando o panorama, o NotebookCheck mostra que a performance do ROG Strix Scar 17 X3D ocupa a primeira posição mesmo contra outros laptops poderosos, como o Alienware m8 R1, em games na resolução Full HD.

Continua após a publicidade

Já em 4K a discrepância de desempenho é mais significativa. O notebook e o processador não oferecerem muita performance adicional contra os concorrentes, ficando até 13% atrás de modelos com o Core i9-13900HX. O AnandTech ainda informa que o processador da AMD trabalha com drivers específicos em conjunto do Windows Game Mode para otimizar a utilização do cache nos jogos, escolhendo de maneira automática se a memória utilizada será a padrão ou a memória 3D.

Mesmo assim, os veículos colocam o Ryzen 7945HX3D como o melhor processador para games disponível em notebooks, graças à sua performance "impressionante". O mesmo vale para o ROG Strix Scar 17 X3D, mesmo que não seja nada barato.

O notebook gamer custa a partir de US$ 3.200 (cerca de R$ 15.000 em conversão direta). Inclusive, esse não é o preço oficial da ASUS, mas sim uma estimativa do AnandTech, visto que a fabricante ainda não comentou sobre valores.

Continua após a publicidade

Fonte: AnandTech e NotebookCheck