Ryzen 7440U pode ser primeira CPU da AMD com núcleos híbridos
Por Felipe Vidal • Editado por Jones Oliveira |

Não é de hoje que alguns rumores indicam que a AMD estaria trabalhando em processadores para notebooks com arquitetura híbrida. Agora, a própria companhia "confirmou" que o vindouro Ryzen 3 7440U utilizará dois tipos de núcleos diferentes.
- O que é o 3D V-Cache dos processadores da AMD?
- AMD descarta usar arquitetura híbrida com P e E-Cores em desktops
O anúncio foi feito de forma ligeiramente tímida através de uma resposta ao site XDA Developers. É incomum que empresas desse porte comentem sobre vazamentos e rumores, mas a AMD confirmou que o 7440U usa uma CPU com seis núcleos. Isso é algo importante, visto que o vazamento anterior sugeria uma linha de produtos Ryzen híbridos com quatro núcleos principais e dois núcleos diferentes.
Essa combinação de cores deve se tratar de uma fusão entre as arquiteturas Zen 4 e Zen 4c. Enquanto o Zen 4 são os núcleos normais, o Zen 4c é um tipo de núcleo utilizado somente — até agora — nos processadores EPYC Bergamo. Essas estruturas são focadas em eficiência energética e densidade de threads.
Essa linha de processadores deve ser lançada sob o codinome "Phoenix 2" e possui um DIE com tamanho menor. Enquanto as demais APUs têm área de 178mm², os novos modelos teriam uma redução para 137mm².
Essa área menor nos chips têm relação com a tecnologia Ryzen AI, um motor de processamento para atividades com Inteligência Artificial. No caso, o Ryzen 3 7440U não conta com esse recurso, assim como o Ryzen 5 7540U. Esse é um dos modelos que havia vazado e, embora não conte com o Ryzen AI, mantém a mesma área de 178mm².
Ryzen 7440U é híbrido ou não?
Toda essa mistura de letras, gerações e vazamentos confunde bastante o usuário. Por isso, vale reiterar que esses são processadores para notebooks que já foram anunciados, mas nenhuma máquina com esses modelos chegou a ser lançada até o momento. Isso significa que ninguém sabe exatamente quão bons ou ruins podem ser na prática.
O que acontece é que a ficha técnica do Ryzen 3 7440U mostra apenas quatro núcleos e tanto os rumores quanto a "confirmação" recente da AMD sugerem que esse processador, na verdade, têm seis núcleos (4 Zen4 + 2 Zen4c). A dúvida é se a AMD vai realmente utilizar os seis núcleos híbridos ou se irá desativar os dois núcleos Zen 4c e permanecer como um quad-core.
Embora ainda haja muitas dúvidas, a expectativa é que os primeiros laptops com esses chips sejam lançados no fim de 2023.
Fonte: XDA Developers