Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Radeon RX 6600 XT surge em testes com desempenho de RX 5700 XT e clock de 3 GHz

Por| Editado por Wallace Moté | 03 de Agosto de 2021 às 11h22

Link copiado!

Divulgação/AMD
Divulgação/AMD
Tudo sobre AMD

A AMD anunciou na última sexta-feira (30) a nova Radeon RX 6600 XT, voltada para o segmento de entrada mais avançado. Mirando na RTX 3060, a placa promete entregar a "experiência ideal para jogos em Full HD" graças à microarquitetura RDNA 2, aliada a uma quantidade generosa de memória dedicada, por um preço relativamente acessível, ainda que significativamente mais alto que sua antecessora.

Com o início das vendas previsto para acontecer na próxima semana, a placa acaba de ter os primeiros resultados de benchmark revelados pelo leaker TUM_APISAK. Os números mostram um desempenho misto, a depender das aplicações, mas revelam detalhes interessantes sobre a velocidade da GPU e o consumo, notavelmente menor do que o esperado.

RX 6600 XT tem desempenho vazado em testes

Continua após a publicidade

Os testes foram encontrados no banco de dados do Geekbench 5 e se referem ao OpenGL, para gráficos, e ao OpenCL, para processamento de dados. No primeiro caso, a placa foi colocada para renderizar uma cena em 1440P e teve a taxa de quadros analisada. A 6600 XT apresentou desempenho respeitável, com 104 FPS, ainda que não haja diferenças marcantes em comparação à rival RTX 3060, que chega a 84 FPS — a placa da AMD é apenas 6% superior.

Já no segundo caso, as GPUs são colocadas para realizar cálculos complexos. Os resultados são menos empolgantes, atingindo 76.661 pontos, e mostram uma vantagem de cerca de 25% para a rival da Nvidia, que chega aos 96.222 pontos.

Vale lembrar que os testes destacam as vantagens de cada arquitetura: acredita-se que a Ampere da Nvidia é mais otimizada para cálculos pesados, enquanto a RDNA 2 tem foco em games.

Continua após a publicidade

O leaker também revela algumas características da nova Radeon submetida aos testes, com números curiosos: apesar de atingir impressionantes 2,9 GHz, número bastante elevado para placas de vídeo, o modelo registrou consumo de apenas 145 W, quinze a menos que os 160 W anunciados pela AMD.

No fim, só teremos certeza das reais vantagens e desvantagens da RX 6600 XT quando os testes em jogos forem publicados, com o início das vendas da GPU em 11 de agosto.

Nova placa promete alta qualidade em Full HD

Continua após a publicidade

A Radeon RX 6600 XT traz a nova GPU Navi 23, com 32 Unidades Computacionais (CUs), totalizando 2.048 núcleos e 32 Ray Accelerators, para Ray Tracing. O chip é acompanhado de 8 GB de RAM GDDR6 e 32 MB de cache, com largura de banda de 256 GB/s. Na prática, a combinação promete uma experiência de alta qualidade em Full HD, com 15 % de vantagem sobre a RTX 3060, em média, segundo a AMD.

Também estão presentes tecnologias populares da linha RX 6000, como o Smart Access Memory e a suíte de recursos FidelityFX. A novidade chega com preços que partem dos US$ 379 (cerca de R$ 1.990, em conversão direta), apenas em modelos customizados. Não há detalhes sobre disponibilidade no Brasil, mas considerando sua presença no site brasileiro da companhia, é bastante provável que a placa estreie por aqui junto ao mercado global.

Fonte: WCCFTech